sábado, 7 de setembro de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Tecnologia 5G só foi liberada, até agora, para apenas 14 cidades do AM

Conforme os dados da Anatel, 37 cidades do Amazonas ainda estão planejando implantar a quinta geração de telefonia.
COMPARTILHE
[tta_listen_btn]
5g

Com pouco mais de 80% da população com acesso à internet, o Amazonas caminha a passos lentos na implementação do 5G, a chamada quinta geração de internet.

Do total de 62 municípios amazonenses, apenas 14 receberam a liberação da Anatel para que a tecnologia possa ser implantada.

Atualmente a liberação para implantação da tecnologia 5G está disponível para as seguintes cidades: Manaus, Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Parintins.

Em maio, a Anatel deu liberação a 459 municípios em todo o Brasil. No entanto, nenhuma cidade do Amazonas foi contemplada.

Outros 11 municípios do Amazonas possuem planejamento aprovado e aguardam liberação da agência.

São eles: Barcelos, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucurituba, Beruri, Codajás, Anori, Caapiranga e Anamã.

No entanto, a liberação da faixa de 3,5 GHz não garante a implementação imediata do 5G em todas as áreas, pois a implantação depende do planejamento individual das operadoras em cada município.

Em fevereiro deste ano, a Anatel concedeu a autorização para a transmissão de sinal. Com essa permissão, as operadoras têm agora a possibilidade de solicitar o licenciamento e a ativação de estações de transmissão.

De acordo com as regras do Edital do 5G da Anatel, três operadoras estão habilitadas a atender os municípios do Amazonas: Tim, Vivo e Claro.

A liberação de cada município pode ser acompanhada pelo site da Anatel.

5G na região Norte

O Amazonas é o terceiro colocado no ranking regional de municípios aptos a receber o sinal 5G.

Na região Norte, o Tocantins é o estado com maior número de cidades aptas a receber o 5G com 32 municípios, do total de 139 que possui. Em seguida, vem o Pará com 22 cidades aptas, do total de 144 municípios.

COMPARTILHE