quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Wilson Lima vai ampliar cadastro de reserva no concurso da Polícia Civil

Governador determinou correção de mais provas discursivas do concurso, e serão corrigidas seis vezes mais provas para cargos de escrivão, investigador e delegado.
COMPARTILHE
(Foto: Lucas Silva/Secom)

O governador Wilson Lima, determinou, nesta quinta-feira (12), a correção de mais provas discursivas do concurso para a Polícia Civil do Amazonas. A intenção é ampliar o número de vagas para o cadastro de reserva.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a banca organizadora do certame.

Com a decisão, será corrigido o sêxtuplo do número de vagas ofertadas no edital para os cargos de escrivão, investigador e delegado. Ou seja, o total de provas discursivas corrigidas será seis vezes maior do que o número de vagas ofertadas.

Segundo Wilson Lima, a decisão de ampliar o número de candidatos a serem habilitados nessa etapa do concurso fortalece a Polícia Civil do Amazonas. O concurso é uma iniciativa do governador prevista no planejamento do ‘Amazonas Mais Seguro’, programa de segurança pública do Estado que, entre outras iniciativas, prevê o reforço do efetivo das forças de segurança.

“Esse é um pleito de muitos dos que participaram do concurso. Com isso, a gente vai aumentar o cadastro reserva e agilizar o processo de convocação dos aprovados. Dessa forma, nós estaremos fortalecendo a nossa Polícia Civil”, disse o governador.

Após essa fase, os candidatos serão submetidos às demais etapas: exame médico, teste de aptidão física, avaliação psicológica, avaliação de títulos, sindicância de vida pregressa e investigação social.

Divulgação do resultado

A lista final de aprovados foi adiada do dia 9 para 20 de setembro.

Vagas

No dia 3 de abril foram realizadas as provas para os cargos de escrivão e investigador. São ofertadas pelo edital 200 vagas para investigador e 62 para escrivão.

Já no dia 27 de abril foram realizadas as provas para delegado, com 124 vagas.

As provas ocorreram em Manaus e nos municípios de Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé.

Da Redação

Leia Mais:

COMPARTILHE