terça-feira, 29 de setembro de 2026
FERIADO

Veja o que vai funcionar no feriado de Nossa Senhora da Conceição

Alguns estabelecimentos públicos e shoppings centers terão horários de funcionamento diferenciado.
COMPARTILHE
Comércio repete orientação de 2024 e pede que empresários reforcem estoques para 2025 devido à seca. (Foto: reprodução)

Nesta sexta-feira (8) é feriado municipal em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Manaus. Com isso, alguns estabelecimentos públicos e shoppings centers terão horários de funcionamento diferenciado e o Real Time1 separou tudo para você aproveitar bem a data.

A maternidade Dr. Moura Tapajóz, localizada na zona Oeste da capital, funcionará no regime de plantão 24 horas, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderá a população nos casos de urgência, por meio do número 192.

A clínica de saúde da família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, zona Norte, estará à disposição dos usuários que precisarem dos serviços assistenciais da rede básica, no horário das 8h às 18h. O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) também estará funcionando, das 8h às 18h e pelo número (92) 98842-8437.

Os seis prontos-socorros (três adultos e três infantis), as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), manterão os serviços

Os demais serviços, como unidades básicas de saúde, policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial e laboratórios, terão o atendimento suspenso, voltando a operar regularmente, na segunda-feira (11). Assim como as unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas.

As centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), irão funcionar em regime de plantão 24h.

As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada. Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, pelo endereço: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normalmente na segunda-feira (11/12), das 8h às 17h.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição pelo número 193.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que as operações regulares do órgão não irão funcionar, nesta sexta-feira (08/12), sendo retomadas na segunda-feira (11/12). As fiscalizações de trânsito permanecem normalmente.

Outros Serviços

O atendimento nos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, zona Leste, estarão suspensos nesta sexta-feira, retornando as atividades na segunda-feira, das 8h às 16h.

O shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, e galerias populares Espírito Santo e Remédios, no Centro, zona Sul da capital, estarão abertos ao público das 8h às 14h.

O mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, funcionará até as 12h. Já as feiras municipais Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna), da Banana, ambas no Centro, e a feira municipal do Produtor, da zona Leste, funcionam das 4h às 12h. A feira da Panair, bairro Educandos, zona Sul, recebe o público das 4h às 13h. Já o tablado do peixe, na mesma feira, funciona das 18h às 6h, neste dia 8.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estará com cem trabalhadores, em regime de plantão, para assegurar os serviços de capinação, lavagem, varrição das ruas e avenidas de todas as zonas de Manaus.

Os atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na capital, seguirão funcionando normalmente no regime de 24h, já os serviços de Pronto Atendimento ao cidadão (PAC) não vão funcionar no dia 8.

As cozinhas populares e restaurantes do programa Prato Cheio, não funcionarão, mas retornam normalmente com os atendimentos na segunda-feira (11/12). No sábado (09/12), as cozinhas populares funcionam normalmente, servindo sopa gratuitamente. Os Centros de Convivência também não terão expediente no feriado.

As escolas da rede estadual de ensino não terão aula e não haverá expediente administrativo.

Os Centros Culturais Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, o Palácio Rio Negro, avenida Sete de Setembro, e o Teatro Amazonas, também localizado no Centro, vão funcionar para visitação pública, das 9h às 13h.

O Palacete Provincial, Centro Cultural Povos da Amazônia e a Biblioteca Pública do Amazonas estarão fechados durante o feriado. Já a Casa das Artes e Galeria do Largo funcionarão normalmente, das 15h às 20h.

Shoppings

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM), informou que o comércio da Região Central, tem horário de funcionamento sugerido para as 08h às 12h.

Já os shoppings na capital funcionam nos seguintes horários:

Grande Circular – Lojas e Praça de Alimentação – 10h às 22h

Manaus Via Norte – Lojas – 10h às 22h – Âncoras e Praça de Alimentação – 09h às 22h – Havan – 09 às 22h – Funpark – 17h às 22h – Supermercado – 07h30 às 21h

Manaus Plaza – Lojas e Praça de Alimentação – 14h às 20h

Manauara Shopping – Âncoras e Praça de Alimentação – 10h às 22h

Ponta Negra – Âncoras e Praça de Alimentação – 10h às 22h

Amazonas Shopping – Âncoras e Praça de Alimentação – 10h às 22h

Millennium – Praça de Alimentação – 12h às 20h – Lojas e quiosques – 14h às 20h

Studio 5 – Praça de Alimentação – 12h às 21h – Lojas Âncoras e Quiosques – 14h às 21h – Academia – 08h às 18h – Amazon Bowling – A partir das 15h

Shopping São José – Lojas e quiosques – 10h às 16h – Praça de Alimentação – 12h às 16h

Sumaúma Park – Lojas e Praça de Alimentação – 10h às 22h

Shopping Cidade Leste – Lojas e Praça de Alimentação – 08h às 18h

Leia Mais:

COMPARTILHE