domingo, 14 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Uma dieta saudável depende só dos alimentos?

Para pesquisadora, o padrão alimentar envolve cultura, individualidade e variedade.
COMPARTILHE
Dieta Saudável
Uma dieta saudável é, geralmente, baseada em alimentos in natura e pouco processados. Foto: Divulgação)

Você é o que você come. Essa frase é sempre muito usada e pode até parecer ultrapassada, mas ela é muito mais importante do que se imagina.

A cultura, características individuais e regionais são fundamentais para a construção de um padrão alimentar saudável e sustentável.

“De forma geral, esses padrões são baseados em alimentos in natura e minimamente processados, ou seja, aqueles mais próximos de como encontramos na natureza e que costumamos chamar de ‘comida de verdade’. É o caso das frutas, legumes, verduras, do arroz e feijão, e outros cereais e leguminosas, além dos ovos e carnes não processadas“, diz a pesquisadora Nadine Marques, da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Ela ainda acrescenta que alimentos pouco processados podem estar presentes, como queijos e pães, em quantidades moderadas. Porém, os ultraprocessados devem ser evitados.

Fatores

Mesmo que os alimentos em si sejam um dos principais pontos de uma dieta sustentável e saudável, é preciso considerar outros aspectos para a sua composição:

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

“Padrões alimentares saudáveis e sustentáveis também respeitam a cultura alimentar e os alimentos característicos de cada região, e esses alimentos e preparações precisam ser valorizados em cada região”, explica a pesquisadora.

Na realidade dos brasileiros, a mandioca e o açaí, no Norte, as frutas do Cerrado, no Centro-Oeste, e o cuscuz, no Nordeste, podem ser considerados exemplos da variedade regional dos alimentos.

Além disso, Nadine acrescenta que “a variedade, a moderação e o equilíbrio são características fundamentais de dietas saudáveis e sustentáveis em geral”.

Para saber mais sobre os componentes desses padrões alimentares e como introduzi-los, é possível consultar o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.

Alessandra Ueno, Jornal da USP

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE