O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (3), um pacote de ações que irão beneficiar policiais e bombeiros militares do Amazonas. Além das medidas de valorização dessas categorias, os editais dos concursos da Polícia Militar, Bombeiros e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) foram assinados e encaminhados para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
As medidas anunciadas são: a criação da Gratificação de Curso (GC), a reformulação da Gratificação de Trabalho Extra (GTE), o novo regulamento da previdência social dos militares estaduais e a construção do batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
“Nossos policiais fizeram o juramento de servir com a própria vida, mas precisam do amparo do Estado. Nós estamos trabalhando muito pra garantir estrutura para a Polícia e Corpo de Bombeiros, para dar mais qualidade ao trabalho deles. E vou trabalhar pela categoria até onde a legislação me permitir”, garantiu o governador.
O pacote faz parte dos projetos previstos no programa Amazonas + Seguro, lançado em julho pelo governador.
O governador também assinou a mensagem que será enviada para apreciação dos deputados estaduais e que atualiza a Gratificação de Trabalho Extra (GTE) para Serviço Extra Gratificado (SEG).
Hoje, o Estado remunera um valor fixo mensal para que policiais e bombeiros militares que estão de folga reforcem a demanda por policiamento, em especial nos fins de semana e feriados. São disponibilizadas vagas para praças, oficiais e capitães, que se inscrevem para a prestação do serviço.
A partir da aprovação da SEG, a remuneração será por hora de serviço prestado, o que vai possibilitar o maior número de homens na rua e atender quem realmente executa o serviço. Ficará a cargo dos comandantes fazerem os gerenciamento e empregos dessas horas que serão disponibilizadas. A SEG vai pagar R$ 40 por hora trabalhada.
Durante a cerimônia, o governador Wilson Lima anuncia, ainda, o encaminhamento para a ALE-AM do novo regulamento da previdência social dos militares estaduais, incluindo policiais militares e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Com a mudança, os benefícios a serem concedidos aos militares estaduais serão equiparados aos das Forças Armadas, ponto que já era reivindicado pela categoria.
O contrato de construção do batalhão da Rocam também será assinado pelo governador na solenidade. O prédio será na avenida Buriti, no Distrito Industrial, zona leste. A unidade terá casa de treinamento técnico, pavilhão escola, academia, auditório e quadra poliesportiva. A obra terá 3 mil metros quadrados de área construída e está orçada em R$ 8 milhões.
Com informações da assessoria
Uma corrida de rua vai ser promovida na cidade, durante 4h e 8h, trechos da Avenida Constantino Nery estarão interditados.
De acordo com o calendário Eleitoral, 12 de setembro, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura tenham sido analisados e julgados pelos tribunais
O homem cumpriu a promessa de levar a parceira a todos os lugares e compartilhou os registros da viagem.
De acordo com a prefeitura, a ação busca facilitar o acesso dos usuários não têm tempo para ir até as unidades da Semsa durante a semana.
Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).
O concerto será no palco do Teatro Amazonas, com entrada gratuita, por ordem de chegada.
De acordo com dados do Cartórios de Registro Civil do Amazonas, em 2022, 4.820 certidões de nascimento foram emitidas sem o nome do pai.
Até o fim deste ano, a categoria terá o retroativo referente aos meses de maio, junho e julho, cumprindo emenda constitucional.
Superintendente da Suhab, Jivago Castro diz ainda que após a pandemia, o Estado tem avançado em obras de moradias para pessoas em vulnerabilidade social.
Votos dados a mulheres e pessoas negras contarão em dobro para a distribuição de recursos do Fundo Eleitoral entre os partidos.