fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Trazendo benefícios no tratamento da Covid-19, a cânula nasal de alto fluxo (CNAF), equipamento de suporte respiratório desenvolvido na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), entrou em uso na última terça-feira (16), no Hospital Nilton Lins (HNL). A primeira pessoa a utilizar o aparelho é um homem de 57 anos, com caso agravado da doença.

Sobre a criação e funcionalidade da cânula nasal, Aristides Torres, que é doutor em engenharia mecânica e professor da UEA, explicou que inicialmente o aparelho seria de médio fluxo, mas, em conversa com a equipe de profissionais do Hospital Nilton Lins, ele resolveu fazer a adaptação. “Eles entraram em contato comigo e falaram da possibilidade de adaptar o equipamento para usar em pacientes com o novo coronavírus”, relatou.

O fisioterapeuta Bruno Paixão, atuante no HNL, acompanha diariamente o paciente que está fazendo o uso da CNAF, também chamada de cateter de alto fluxo. Ele fala sobre a evolução do paciente desde o início do uso do equipamento.

“Ele permite o uso mais confortável no paciente. A gente tem outras interfaces que poderia usar, mas o cateter fica só na área nasal, então ele fornece um melhor fluxo umidificado e esse paciente está evoluindo. Ele começou com uma saturação bem ruim e agora está chegando numa saturação ótima para a gente e está conseguindo manter isso”, destacou o fisioterapeuta.

Benefícios do aparelho

Atuando na Unidade de Terapia do HNL, o médico Wagner William foi quem, diante da necessidade dos pacientes agravados pela Covid-19, entrou em contato com o professor da UEA para que dessem andamento ao uso do aparelho não invasivo. Ele destaca com detalhes os benefícios do aparelho.

“É um caso grave, mas o fato de usar esse equipamento permite que o paciente continue se comunicando, o paciente consegue se alimentar, conversar um pouco”, explica o médico. “As vias aéreas não ficam tão secas, porque o equipamento não permite que elas fiquem úmidas, mas ele não tem uma situação tão desconfortável como normalmente tem quando usa alto fluxo com outros tipos de equipamentos”, explicou.

Ampliação do uso

Conforme o médico, diante do sucesso de uso do equipamento no primeiro paciente, a previsão é que mais unidades garantam o tratamento não invasivo para outros pacientes acometidos pela doença.

Veja mais vídeos

Confira os destaques do Real Time1 desta quinta-feira

Há 8 horas 24 de junho de 2021

Amazonas apresenta redução de 28% nos casos de malária

O estado concentra 40% dos casos de malária no país. A maior parte das notificações está em área indígena e rural.

Há 9 horas 24 de junho de 2021

Governo do Amazonas conclui reforma de Caic da zona leste

Mais dois Centros de Atenção Integral à Criança em Manaus estão em reforma e outras duas em processo de licitação.

Há 10 horas 24 de junho de 2021

Posto de vacinação da Escola de Enfermagem é desativado

O prédio da Escola de Enfermagem da Ufam, passará por reformas. A aplicação da segunda dose será aplicada no Parque Municipal do Idoso.

Há 12 horas 24 de junho de 2021

Homem atravessa Times Square em cima de drone gigante

Um vídeo que tem viralizado nas redes sociais mostra um homem usando um veículo nada convencional.

Há 14 horas 24 de junho de 2021

Acompanhe o RT1 Notícias desta quinta-feira (24)

Há 15 horas 24 de junho de 2021

Wilson Lima entrega enfermaria para vítimas de AVC

Foram entregues também a nova subestação de energia elétrica e a estação de tratamento de efluentes, inseridas no pacote de obras do Governo do Estado.

Há 17 horas 24 de junho de 2021

Aumenta o número de países em que brasileiros podem viajar

43 destinos possuem restrições leves, quando não é necessário fazer quarentena, à entrada de turistas do Brasil como: Colômbia, Venezuela e Egito.

Há 18 horas 24 de junho de 2021

Confira os destaques do Real Time 1 desta quarta-feira

Há 1 dia 23 de junho de 2021

Aquecimento global ameaça cidades costeiras

Falta de água, fome, incêndios e êxodo em massa são alguns dos perigos destacados pelos peritos da ONU responsáveis pelo estudo.

Há 1 dia 23 de junho de 2021

Saúde: Wilson Lima libera mais R$ 36 milhões para o interior

Só em 2021, o Governo do Estado destinou R$ 86,7 milhões do FTI aos municípios.

Há 1 dia 23 de junho de 2021

O golpe do pix agendado é falso, segundo o BC

Mensagem alerta que criminosos estão pedindo para vítimas devolverem suposto pagamento, mas Banco Central diz que é fakenews.

Há 1 dia 23 de junho de 2021