fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

surto de gripe elevou expressivamente a procura por antigripalanalgésico antitérmico, além de medicamentos correlatos como xaropes e vitaminas, ocasionando a falta desses produtos em farmácias, na capital. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Drogas do Estado do Amazonas (Sindidrogas-AM), os laboratórios estão em recesso e a previsão para a retomada das distribuições dos produtos é de 45 dias.

O presidente do Sindidrogas, Alarico Araujo, relata que no mês de dezembro, tradicionalmente, as farmácias abastecem o estoque de medicamentos em volume superior aos meses anteriores por conta da pausa no final de ano na produção dos laboratórios fabricantes das drogas. Mas, as empresas foram surpreendidas pelo surto da gripe e o estoque programado para durar até o retorno da operação dos laboratórios, em alguns casos, já encerrou.

Proprietários de farmácias tentaram efetuar pedidos às dez distribuidoras que operam em Manaus, além de tentativas com fornecedores de Fortaleza (CE), Belém (PA) e São Paulo (SP). Mas, nenhum distribuidor tem medicamentos para tratamento de gripe para atender ao segmento farmacêutico em Manaus, devido à alta demanda nacional.

“O setor não estava preparado para esse surto. Vendemos o dobro ou até o triplo da quantidade de medicamentos para gripe, em dezembro, em relação à quantidade normalmente comercializada. A situação deve ficar ainda mais difícil caso os casos de gripe aumentem ainda mais. Torcemos para que os laboratórios se sensibilizem e voltem a produzir antes do tempo previsto”, comentou Araujo.

Consumidor poderá sentir leve aumento nos preços

Conforme Araujo, é possível que os laboratórios farmacêuticos, ao retomarem a produção, repassem os produtos sem o desconto normalmente considerado no ato do fornecimento às distribuidoras. Com o ‘corte’ no desconto, a distribuidora repassa o medicamento às farmácias por preço que segue a tabela do governo federal.

O consumidor poderá sentir, no caso, a retirada desse desconto (do laboratório), caso aconteça.

“É a lei da oferta e demanda e isso acontece sempre que há aumento na procura por qualquer medicamento”, comentou o presidente.

Veja mais vídeos

Segundo Codam, AM atraiu R$ 41 bilhões em investimentos industriais em 3 anos

O Codam aprovou 716 projetos econômicos, entre implantação de novos negócios, diversificação produtiva.

Há 4 horas 16 de agosto de 2022

Maioria das mulheres nas chapas para governos é para o cargo de vice

O Amazonas bateu o recorde de mulheres indicadas ao cargo de vice entre as oito candidaturas ao Governo do Estado e no Brasil , o total é de 85 candidatas ao cargo.

Há 6 horas 16 de agosto de 2022

Comissão de Propaganda Eleitoral se reúne para planejamento de fiscalização

Uma força tarefa foi montada formando a Comissão de Propaganda Eleitoral. A intenção é combater possíveis crimes eleitorais nas Eleições 2022.

Há 8 horas 16 de agosto de 2022

Queimadas no AM: agosto já supera focos de incêndio registrados nos últimos sete meses

De acordo com o INPE mais de 2 mil focos de queimadas foram registrados no Amazonas nos quinze primeiros dias de agosto.

Há 10 horas 16 de agosto de 2022

Prazo para pedir voto em trânsito termina no próximo dia 18

O requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral.

Há 12 horas 16 de agosto de 2022

Ayrton Senna vai ganhar série biográfica produzida pela Netflix

O projeto deve abordar a vida e a trajetória do piloto desde seus primeiros anos até o sucesso mundial.

Há 14 horas 16 de agosto de 2022

Propaganda eleitoral começa hoje e horário no rádio e TV no dia 26 de agosto

As regras da propaganda eleitoral a serem seguidas pelos candidatos estão na cartilha lançada pelo Tribunal Regional do Distrito Federal.

Há 15 horas 16 de agosto de 2022

‘Super avião’ cargueiro ajuda Nasa nas missões espaciais

De acordo com a agência, o Super Guppy continua sendo uma das únicas opções práticas para cargas superdimensionadas.

Há 16 horas 16 de agosto de 2022

Centro de Saúde Mental do Amazonas é inaugurado com novo conceito de atendimento

No Centro, no bairro Planalto, haverá atendimentos clínico; psicológico; serviço social e atendimento de urgência e emergência.

Há 1 dia 15 de agosto de 2022

Bolsonaro vai lançar campanha no lugar em que levou facada em 2018

O atentado em Juiz de Fora (MG) ocorreu em 6 de setembro de 2018, a um mês do primeiro turno. Adélio Bispo, autor da facada, foi preso no ato e confessou o crime.

Há 1 dia 15 de agosto de 2022

‘A nova revolução tecnológica começa pela transformação das pessoas’

Diretor-Presidetente do INDT, em entrevista ao RealTime1, fala sobre a Indústria 4.0 e a chegada do 5G no Amazonas e seus benefícios.

Há 1 dia 15 de agosto de 2022

Governador reúne com Dom Leonardo Steiner, e manda presente para Papa Francisco

Wilson Lima pediu ao arcebispo que leve os cumprimentos do povo do Amazonas ao papa e que reforce o convite para o líder da Igreja católica conhecer o estado.

Há 1 dia 15 de agosto de 2022