O surto de gripe elevou expressivamente a procura por antigripal, analgésico e antitérmico, além de medicamentos correlatos como xaropes e vitaminas, ocasionando a falta desses produtos em farmácias, na capital. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Drogas do Estado do Amazonas (Sindidrogas-AM), os laboratórios estão em recesso e a previsão para a retomada das distribuições dos produtos é de 45 dias.
O presidente do Sindidrogas, Alarico Araujo, relata que no mês de dezembro, tradicionalmente, as farmácias abastecem o estoque de medicamentos em volume superior aos meses anteriores por conta da pausa no final de ano na produção dos laboratórios fabricantes das drogas. Mas, as empresas foram surpreendidas pelo surto da gripe e o estoque programado para durar até o retorno da operação dos laboratórios, em alguns casos, já encerrou.
Proprietários de farmácias tentaram efetuar pedidos às dez distribuidoras que operam em Manaus, além de tentativas com fornecedores de Fortaleza (CE), Belém (PA) e São Paulo (SP). Mas, nenhum distribuidor tem medicamentos para tratamento de gripe para atender ao segmento farmacêutico em Manaus, devido à alta demanda nacional.
“O setor não estava preparado para esse surto. Vendemos o dobro ou até o triplo da quantidade de medicamentos para gripe, em dezembro, em relação à quantidade normalmente comercializada. A situação deve ficar ainda mais difícil caso os casos de gripe aumentem ainda mais. Torcemos para que os laboratórios se sensibilizem e voltem a produzir antes do tempo previsto”, comentou Araujo.
Conforme Araujo, é possível que os laboratórios farmacêuticos, ao retomarem a produção, repassem os produtos sem o desconto normalmente considerado no ato do fornecimento às distribuidoras. Com o ‘corte’ no desconto, a distribuidora repassa o medicamento às farmácias por preço que segue a tabela do governo federal.
O consumidor poderá sentir, no caso, a retirada desse desconto (do laboratório), caso aconteça.
“É a lei da oferta e demanda e isso acontece sempre que há aumento na procura por qualquer medicamento”, comentou o presidente.
O Codam aprovou 716 projetos econômicos, entre implantação de novos negócios, diversificação produtiva.
O Amazonas bateu o recorde de mulheres indicadas ao cargo de vice entre as oito candidaturas ao Governo do Estado e no Brasil , o total é de 85 candidatas ao cargo.
Uma força tarefa foi montada formando a Comissão de Propaganda Eleitoral. A intenção é combater possíveis crimes eleitorais nas Eleições 2022.
De acordo com o INPE mais de 2 mil focos de queimadas foram registrados no Amazonas nos quinze primeiros dias de agosto.
O requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral.
O projeto deve abordar a vida e a trajetória do piloto desde seus primeiros anos até o sucesso mundial.
As regras da propaganda eleitoral a serem seguidas pelos candidatos estão na cartilha lançada pelo Tribunal Regional do Distrito Federal.
De acordo com a agência, o Super Guppy continua sendo uma das únicas opções práticas para cargas superdimensionadas.
No Centro, no bairro Planalto, haverá atendimentos clínico; psicológico; serviço social e atendimento de urgência e emergência.
O atentado em Juiz de Fora (MG) ocorreu em 6 de setembro de 2018, a um mês do primeiro turno. Adélio Bispo, autor da facada, foi preso no ato e confessou o crime.