quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Só em outubro, 190 idosos a registraram BO em Manaus

COMPARTILHE

Em outubro, as delegacias de Manaus registraram 190 casos de discriminação à pessoa idosa segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

Dessas ocorrências, a maioria é de violência doméstica cometida pelos próprios filhos.

De acordo com o Estatuto do Idoso, condutas como: discriminar, humilhar, menosprezar, desdenhar, impedir ou dificultar o acesso a operações bancárias e a meios de transporte são consideradas crime. A pena é de 6 meses a 1 ano.

Esse tipo de violência pode causar, com mais facilidade e em maior número, danos psicológicos e emocionais, como a perda da autoestima, depressão e isolamento social.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o governo federal lançou a campanha “Denuncie a violência doméstica. Para algumas famílias, o isolamento está sendo ainda mais difícil”. O motivo foi o aumento de casos registrados de violência.

Fica o alerta. As vitimas, ou você pode denunciar os crimes pelo número (92) 3214-5800, ou pelo 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança do Amazonas.

Pode ir a qualquer delegacia ou diretamente na Delegacia do Idoso, que fica na rua do Comércio, 270, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

COMPARTILHE