fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reflete em queda estimada de 2% do valor do automóvel novo. Segundo o Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos Automotores no Amazonas (Sincodiv-AM), o período é favorável para quem deseja comprar um veículo à vista. Porém, quando a alternativa é o financiamento, os juros elevados, consequentemente, tornam o bem mais caro ao calcular o valor final.

O presidente do Sincodiv-AM, João dos Santos Braga Neto, afirma que a publicação do decreto, no dia 25 de fevereiro, que determina a redução do IPI, elevou ainda mais a procura pelos veículos novos. A demanda já estava aquecida. Porém, reprimida por falta de produtos em decorrência da paralisação em montadoras.

Conforme o decreto nº 10.979/2022, para alguns tipos de automóveis, as alíquotas foram reduzidas em até 18,5%.

“O preço do veículo diminuiu e toda medida que reduz o preço é positiva. A demanda segue aquecida e favorece quem pode comprar à vista. Por outro lado, temos o cenário de juros elevados. Mas, se o cliente tiver crédito ele compra o automóvel independentemente do valor e dos juros. Os bancos estão flexíveis para aprovar crédito”, avaliou Neto.

“A disponibilidade de carros, dependendo do modelo, melhorou. Temos à pronta-entrega. Cresceu a procura e a produção. Não há como estimar um percentual de crescimento na procura”, completou o empresário.

Seminovos menos demandados

Segundo o presidente, a redução da alíquota do IPI incentivou a procura pelo carro novo e consequentemente, reduziu a demanda pelo veículo seminovo. Ele relata que em meio ao cenário de desvalorização do carro usado o cliente geralmente tem receio de entregar o veículo que está em uso como entrada para a troca por um automóvel usado.

“Nesse período o carro seminovo tem queda na comercialização devido à redução no preço do carro novo. É algo lógico e comportamento do mercado. Se há oferta do novo por menor valor, fatalmente, o usado cai”, disse.

Texto: Priscila Caldas

Veja mais vídeos

Manaus terá Feira de Economia Criativa neste domingo (22)

A feira acontece das 14h às 19h. A entrada é gratuita e o acesso é pela Avenida Silves, no Distrito Industrial.

Há 46 minutos 21 de maio de 2022

Visitação dos veículos do leilão do Detran-AM inicia na segunda-feira (23)

Ao todo, serão leiloados 280 veículos, sendo 248 motocicletas e 32 carros. Nesta edição, a visitação não é por agendamento.

Há 2 horas 21 de maio de 2022

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia, diz FMI

Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.

Há 17 horas 20 de maio de 2022

Elon Musk se encontra com Bolsonaro para tratar da conectividade na Amazônia

A empresa de Musk, a rede de satélites Starlink, já tem o aval da Anatel para operar satélites de órbita baixa no Brasil.

Há 19 horas 20 de maio de 2022

Queda no consumo preocupa empresários da indústria amazonense

Com mais de 90% da produção do PIM destinada ao mercado interno, empresários afirmam que a queda no consumo reflete em menor operação das fabricantes.

Há 20 horas 20 de maio de 2022

‘Vejo o governador asfaltando ramais que nunca foram asfaltados’, diz pré-candidato do Republicanos

Membro da Igreja Universal do Reino de Deus, pastor Glauber Moré é pré-candidato à deputado federal pelo Republicanos, partido comandado por Silas Câmara no AM.

Há 22 horas 20 de maio de 2022

Produtividade zero: sete vereadores não apresentaram PLs este ano

No último ano, a produção legislativa dos vereadores se resumiu a apresentação de moções, requerimentos e indicações à Prefeitura de Municipal de Manaus.

Há 22 horas 20 de maio de 2022

Brasil tem eleitorado cada vez mais velho, diz pesquisa

Segundo a pesquisa, esse envelhecimento do eleitorado brasileiro deve dificultar a aprovação de pautas consideradas ‘progressistas’.

Há 24 horas 20 de maio de 2022

Governo do AM investe R$ 60 milhões na modernização de aeroportos do interior

O programa ‘Aero Mais Amazonas’ engloba investimentos nos aeroportos de Maués, Lábrea, Fonte Boa, Novo Aripuanã, Humaitá, Pauini, Itacoatiara e Parintins.

Há 1 dia 20 de maio de 2022

Estudantes só poderão ter acesso a ensino domiciliar se matriculados em instituições de ensino

Para que o aluno tenha educação domiciliar, é necessário que um dos pais ou responsáveis tenha escolaridade de nível superior ou tecnológica reconhecida pelo MEC.

Há 1 dia 20 de maio de 2022

Sede do Atlético Rio Negro Clube será tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do AM

O tombamento do clube como patrimônio material acontece por conta do significado que ele representa ao povo do estado e os elementos arquitetônicos do Palácio Dórico.

Há 2 dias 19 de maio de 2022

Petrobras lança edital que destina R$ 20 milhões para startups

Vencedores da etapa final recebem investimento financeiro, mentoria para projetos e modelo de negócios. Têm, também, a oportunidade de se tornarem fornecedores da Petrobras.

Há 2 dias 19 de maio de 2022