fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Na disputa pelo Governo do Amazonas, o PSDB-AM corre o risco de implodir sem um consenso entre as principais forças internas da legenda no momento: o senador Plínio Valério e Arthur Neto, ex-prefeito de Manaus. A análise é do cientista político Breno Rodrigo de Messias Leite.

Para Leite, é natural haver divergências dentro de partidos políticos, mas quando essas diferenças saem do âmbito interno e chegam ao conhecimento público, significa que a crise é séria. Segundo o cientista político, Arthur e Plínio falharam em manter o problema “dentro de casa” e para evitar a implosão regional do PSDB precisarão chegar a um acordo.

“O Arthur Neto já é uma liderança do PSDB do Amazonas, foi fundador do partido. O Plínio Valério se manteve por muito tempo no cenário municipal, mas hoje já é relevante em nível nacional, dá entrevista para grandes veículos de comunicação, está construindo um nome de destaque nacional. É natural que seja uma voz dentro do PSDB que não concorde com algumas coisas com o Arthur, mas quando a crise chega ao conhecimento do público, ela já saiu do controle, pode dividir a militância, implodir o partido. Eles vão ter que chegar a um acordo”, defende Breno Messias.

No momento, Plínio Valério é pré-candidato ao Governo do Amazonas e garante que irá presidir no Estado a federação recém-formada entre PSDB, UB, MDB e Cidadania. Arthur Neto, por sua vez, diz que não larga a mão de Amazonino Mendes (Cidadania), que já foi adversário do tucano. “Ser adversário é natural na política e nesse meio, isso se resolve após uma boa conversa. Arthur e Amazonino ora se distanciaram e ora se aproximaram. Então, essa união é normal na política”, avalia o cientista político.

Maria do Carmo

Conhecida como empresária bem sucedida, Maria do Carmo Seffair, esta semana, foi uma das novidades na disputa interna do PSDB-AM. Ela colocou seu nome à disposição do partido na última terça-feira (5).

Na avaliação de Breno Messias, novos nomes são sempre bem-vindos e saudáveis para a nova política. “É sempre bom que as pessoas façam parte da política em algum momento”, reforça.

Mas, ele alerta que os novatos na política costumam enfrentar muita resistência nos bastidores.

“A política é um clube fechado e pode ser cruel com quem é novo. É preciso ver como a empresária vai transitar dentro do PSDB. É preciso ter cautela com a sensação de que ser bem-sucedido no mundo empresarial significa ter sucesso na política. Embora o eleitor goste de pensar assim, necessariamente não é assim que acontece”, explica.

Texto: Emerson Medina

Veja mais vídeos

‘Catastrófico’, cita Sefaz sobre projeto que unifica ICMS em 17%

Secretário da Sefaz afirma que caso projeto de unificação do ICMS em 17% seja sancionado, arrecadação estadual terá perda de R$ 1 bilhão ao ano, afetando serviços à população

Há 35 minutos 27 de maio de 2022

Disputa ao Senado: ‘Arthur já passou da fase dele’, avalia Delegado Costa e Silva

Pré-candidato à deputado federal, Delegado Costa e Silva (PL-AM) avalia cenário político e diz se orgulhar de nunca ter estourado escândalo político envolvendo Bolsonaro.

Há 2 horas 27 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

Há 3 horas 27 de maio de 2022

Reserva Adolpho Ducke inaugura Casa de Borboletas no próximo domingo (29)

A inauguração será a partir das 10h da manhã. No local também há um jardim ornamentado com plantas nativas da Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Há 4 horas 27 de maio de 2022

Pessoas com deficiência terão acesso gratuito ao Festival de Parintins

Para assistir o Festival é necessário solicitar um credenciamento, as inscrições podem ser feitas até dia 19 de junho, de forma on-line ou presencial.

Há 5 horas 27 de maio de 2022

Mais velho do mundo, venezuelano completa 113 anos hoje

Mora se tornou a pessoa mais velha do mundo depois que Saturnino de la Fuente Garcia, nascido em 11 de fevereiro de 1909 na Espanha, morreu em janeiro com 112 anos.

Há 6 horas 27 de maio de 2022

‘Ele foi covarde e pequeno como sempre é’, diz Marcelo sobre Lira

Marcelo Ramos afirmou que sua saída do cargo de vice-presidente da Câmara foi uma questão política motivada pela ira de Bolsonaro e subserviência de Arthur Lira.

Há 19 horas 26 de maio de 2022

Fome no Brasil ultrapassa média global pela primeira vez, aponta pesquisa

Segundo pesquisa da Gallup, a fome afeta mais mulheres, famílias pobres e pessoas entre 30 e 49 anos.

Há 21 horas 26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

Há 22 horas 26 de maio de 2022

Anitta investe em startup brasileira que fabrica ‘carne de planta’

Em novembro do ano passado, a empresa chegou ao valor de mercado de R$ 10,6 bilhões de reais. Hoje, atua em 30 países, sete deles na América Latina.

Há 24 horas 26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

Há 1 dia 26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que o governador Wilson se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

Pré-candidato à deputado federal, coronel Louismar Bonates (UB-AM), avalia cenário eleitoral e diz que Wilson Lima tem grandes chances de vencer no primeiro turno.

Há 1 dia 26 de maio de 2022