fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

O governo ampliou nesta terça-feira (23) para mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o projeto piloto que permite fazer a prova de vida anual por meio de aplicativo de celular.

A prova de vida digital é feita por biometria facial e dispensa o comparecimento presencial ao banco em que se recebe o benefício, onde normalmente é feito o procedimento. O projeto piloto foi lançado em agosto e vem sendo expandido desde então.

Biometria envolve CNH e título eleitoral

Para realizar a biometria facial, são usadas as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Por esse motivo, o acesso está sendo liberado, no momento, somente para segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor, informou o INSS.

A prova de vida digital está disponível no aplicativo MeuGov.br, que concentra em um login único diversos serviços do governo. A ferramenta pode ser baixada em celulares com sistema operacional Android ou iOS.

O INSS divulgou um passo a passo do procedimento, que pode ser visto no YouTube. O resultado da validação facial pode depois ser consultado no aplicativo Meu INSS.

Mais acessível

O INSS já começou a notificar, via SMS e e-mail, os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas elegíveis nesta etapa da prova de vida digital. O número é equivalente à quantidade de beneficiários que não fizeram a prova de vida no ano passado, segundo o presidente do órgão, Leonardo Rolim.

“Estamos muito confiantes de que a maior parte da população vai conseguir fazer essa prova de vida de uma maneira simplificada e acessível”, disse Rolim nesta terça-feira (23), em uma transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube.

Desde março do ano passado, a exigência da prova de vida anual para o recebimento de benefícios está suspensa em razão da pandemia do novo coronavírus, que dificultou a realização do procedimento presencialmente. A suspensão da obrigatoriedade vem sendo prorrogada desde então.

A previsão do governo é de que a prova de vida, procedimento que tem como objetivo evitar fraudes no pagamento de benefícios, volte a ser obrigatória a partir de maio. Os aposentados e pensionistas, entretanto, são incentivados a já se regularizar.

Veja mais vídeos

Confira os destaques do Real Time1 desta quinta-feira

Há 9 horas 24 de junho de 2021

Amazonas apresenta redução de 28% nos casos de malária

O estado concentra 40% dos casos de malária no país. A maior parte das notificações está em área indígena e rural.

Há 10 horas 24 de junho de 2021

Governo do Amazonas conclui reforma de Caic da zona leste

Mais dois Centros de Atenção Integral à Criança em Manaus estão em reforma e outras duas em processo de licitação.

Há 11 horas 24 de junho de 2021

Posto de vacinação da Escola de Enfermagem é desativado

O prédio da Escola de Enfermagem da Ufam, passará por reformas. A aplicação da segunda dose será aplicada no Parque Municipal do Idoso.

Há 14 horas 24 de junho de 2021

Homem atravessa Times Square em cima de drone gigante

Um vídeo que tem viralizado nas redes sociais mostra um homem usando um veículo nada convencional.

Há 15 horas 24 de junho de 2021

Acompanhe o RT1 Notícias desta quinta-feira (24)

Há 17 horas 24 de junho de 2021

Wilson Lima entrega enfermaria para vítimas de AVC

Foram entregues também a nova subestação de energia elétrica e a estação de tratamento de efluentes, inseridas no pacote de obras do Governo do Estado.

Há 18 horas 24 de junho de 2021

Aumenta o número de países em que brasileiros podem viajar

43 destinos possuem restrições leves, quando não é necessário fazer quarentena, à entrada de turistas do Brasil como: Colômbia, Venezuela e Egito.

Há 19 horas 24 de junho de 2021

Confira os destaques do Real Time 1 desta quarta-feira

Há 1 dia 23 de junho de 2021

Aquecimento global ameaça cidades costeiras

Falta de água, fome, incêndios e êxodo em massa são alguns dos perigos destacados pelos peritos da ONU responsáveis pelo estudo.

Há 1 dia 23 de junho de 2021

Saúde: Wilson Lima libera mais R$ 36 milhões para o interior

Só em 2021, o Governo do Estado destinou R$ 86,7 milhões do FTI aos municípios.

Há 2 dias 23 de junho de 2021

O golpe do pix agendado é falso, segundo o BC

Mensagem alerta que criminosos estão pedindo para vítimas devolverem suposto pagamento, mas Banco Central diz que é fakenews.

Há 2 dias 23 de junho de 2021