fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

O governador Wilson Lima assinou, nesta terça-feira (19), a ordem de serviço que marca o início das obras do primeiro hospital público veterinário do Amazonas. Com investimento de R$ 3,7 milhões, a unidade será a maior do Brasil no segmento e oferecerá atendimento especializado de urgência e emergência, de forma gratuita.

O hospital será construído ao lado do prédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), na avenida Mário Ypiranga, zona centro-sul de Manaus. Os investimentos são fruto de emenda parlamentar da deputada Joana Darc, autora do projeto, e do deputado Saullo Vianna, que estiveram presentes no ato de assinatura da ordem de serviço.

“Esse aqui será o primeiro do Brasil construído com essa finalidade. Os outros são de faculdade ou ao longo do tempo foram sendo melhorados para que a estrutura permitisse esse atendimento. Há oitos, dez anos atrás fazer uma obra dessa aqui não seria possível. Tudo que a gente tem ou tinha de preconceito é pura ignorância”, disse o governador.

O primeiro hospital público veterinário do Amazonas é vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a obra será executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2023.

“Vamos ter um atendimento de qualidade. Teremos os melhores profissionais médicos veterinários do estado do Amazonas. Nós vamos gerar empregos, vamos gerar renda. Vamos fomentar o ensino, apoiar as universidades. Para que essas pessoas que decidiram dedicar suas vidas à medicina veterinária possam ter a aula prática e dedicar o seu tempo aos que precisam”, disse a deputada estadual Joana Darc.

Os prefeitos de Novo Airão, Frederico Junior, e de Boa Vista do Ramos, Eraldo CB, também compareceram à solenidade de início da obra.

Estrutura

A obra contempla a construção de um prédio com dois pavimentos. O térreo contará com espaços como recepção; salas de espera e triagem; centro cirúrgico com 11 macas; salas de pós-operatório, de Raio X, de internação, de isolamento, urgência e necropsia. Haverá, ainda, baias para acomodação dos animais e banheiros masculino e feminino para funcionários, dentre outros ambientes.

“É um momento único, é um sonho que a gente vem sonhando há muito tempo. A gente ia na Câmara, a gente ia na Assembleia, a gente lutou e ia reivindicando pelo futuro hospital, porque era gritante e necessário um hospital público veterinário em Manaus. Então, para nós, é um momento único e muito emocionante”, disse Nete Moura, do grupo Protetores dos Animais Manaus.

O andar superior da construção terá hall de entrada, sala administrativa, sala de reunião, almoxarifado, salas de conforto médico, cozinha, banheiros e um auditório. Além disso, a unidade contará também com todas as instalações de drenagem e de tratamento de esgoto sanitário e de descarte de resíduos.

Serviços

Projeto pioneiro no Amazonas, a construção do hospital tem como objetivo oferecer atendimento veterinário especializado de urgência e emergência, de forma gratuita, com consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações destinadas aos animais cujos tutores não tenham condições financeiras de custear o tratamento em instituições privadas.

O hospital também vai oferecer castração gratuita dos pets e feiras de adoção responsável, visando reduzir a quantidade de animais em situação de abandono nas ruas de Manaus.

Mais investimentos

Além do início das obras do primeiro hospital público veterinário do Amazonas, o governador também implementou a Política Estadual de Vigilância de Zoonoses, Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica, por meio de Termo de Cooperação Técnica entre a Sema e a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Com a nova política, o Estado passará a contar com mais duas Unidades Móveis de Castração, cedidas à Sema pelo período de oito meses. Agora, o Amazonas terá três castramóveis para esterelização gratuita de cães e gatos.

Além de contribuir para o controle reprodutivo de animais domésticos, as unidades enviarão amostras biológicas dos animais para a FVS, a fim de realizar a vigilância de zoonoses (raiva animal, leptospirose, leishmaniose e esporotricose) no Amazonas.

Veja mais vídeos

Padre celebra casamento do neto em Porto Alegre

O casamento aconteceu neste mês, antes de ser padre, o Paulo Müller foi casado por 29 anos e teve 4 filhos.

Há 7 horas 25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o ‘Dia del Orgullo Friki’,e se espalhou pelo mundo através da internet.

Há 8 horas 25 de maio de 2022

Restituição do IR paga em junho terá correção de 1%; veja calendário

Lote de restituição que será pago pela Receita Federal no dia 30 de junho, terá correção de 1%, com base na Selic, que são taxa básica de juros da economia.

Há 10 horas 25 de maio de 2022

Economistas divergem sobre venda da refinaria Reman ao Grupo Atem

Para alguns, a venda trará maior eficiência à distribuição dos combustíveis no estado. Porém, sem impacto em preços. Para outros, existe a possibilidade de monopólio.

Há 11 horas 25 de maio de 2022

Sobre Bolsonaro: ‘É um escroto, não se preocupou com a gente’

Pré-candidado à deputado federal, Coronel Gilvandro Mota (PSD-AM), critica Bolsonaro e diz ser esdrúxulo quem se autointitula represente do presidente no AM.

Há 12 horas 25 de maio de 2022

TSE aprova federação do PT, PCdoB e PV, a primeira para as eleições 2022

TSE aprovou a primeira federação entre legendas que devem se comportar como partido único nas eleições, inclusive para compartilhar o fundo partidário.

Há 13 horas 25 de maio de 2022

Brasileiro terá que trabalhar 149 dias do ano para pagar impostos

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o valor pago em impostos representa 40,82% do rendimento médio do brasileiro.

Há 14 horas 25 de maio de 2022

Jato de transporte mais rápido do mundo atinge velocidade supersônica em testes

De acordo com a fabricante de aviões Bombardier, o Global 8000 será ‘o jato executivo mais rápido e de maior alcance do mundo’.

Há 15 horas 25 de maio de 2022

Inscrições para o programa ‘Salto: Aceleradora de MEIs’ seguem até dia 29

O programa visa o crescimento da atuação do MEI em médio prazo, proporcionando aumento de clientes, incremento de sua renda e geração de novos empregos.

Há 16 horas 25 de maio de 2022

Rotta fala sobre ser vice de Wilson e descarta concorrer à Aleam ou Câmara

Marcos Rotta, atual presidente regional do PP, falou em tranquilidade no que tange ao futuro político do partido e sua possível indicação como vice de Wilson Lima.

Há 1 dia 24 de maio de 2022

Secretaria de Estado de Saúde convoca pacientes para exames de cateterismo no Francisca Mendes

Pacientes que não compareceram na data do procedimento e que estão com encaminhamento até abril podem procurar serviço de atendimento da unidade.

Há 1 dia 24 de maio de 2022

Corte no Imposto de Importação afeta em cheio a competitividade do PIM

A medida anunciada nesta segunda-feira (23) vai tornar produtos importados vindos da China que competem diretamente com os similares produzidos em Manaus mais atrativos.

Há 1 dia 24 de maio de 2022