Efeito da filiação do presidente da República Jair Messias Bolsonaro, o PL já empatou em número de deputados federais com o União Brasil na Câmara. E a tendência é que a entrada de mais bolsonaristas deixe o partido do presidente à frente com a maior bancada na casa legislativa.
O PL presidido por Valdemar Costa Neto empata com o União Brasil, com 60 deputados para cada legenda. Nesta semana, devem ser confirmadas a filiação de mais bolsonaristas oriundos do União, como Carla Zambelli (SP), Eduardo Bolsonaro (SP), Bia Kicis (DF), Aline Sleutjes (SC), Caroline de Toni (SC) e Coronel Armando (SC), colocando o PL na dianteira.
Com a fusão entre DEM e PSL, o União chegou a ter 79 congressistas em seus quadros. Até o momento, 19 deixaram o partido. Já o PL tinha 42 deputados e ganhou 18. Algumas baixas ocorreram antes da janela, como o caso do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, hoje no PSD por ser ferrenho opositor do bolsonarismo.
Enquanto isso, o Podemos do ex-juíz, ex-ministro do atual presidente e pré-candidato à Presidência da República, Sérgio Morto, tenta aumentar suas fileiras com a filiação de ex-bolsonaristas. É o caso do general Carlos Chagas, que na última eleição, foi candidato de Bolsonaro para o governo do Distrito Federal. O Podemos tenta lançá-lo como deputado federal em 2022.
Chagas pode subir no palanque com o general Carlos Alberto Santa Cruz que também rompeu com Bolsonaro e tem sido convidado a demonstrar apoio a Sérgio Moro.
Da Redação com informações dos sites O Antagonista e Metrópoles