Nesta sexta-feira, a lei Maria da Penha completa 14 anos. Mas, o índice de violência contra as mulheres é alarmante.
O número de inquéritos policiais enquadrados na Lei chegou a 3.655 em Manaus, no primeiro semestre deste ano. Nesse mesmo período, mais de 7 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica e 253 prisões foram realizadas.
Os dados dos inquéritos policiais correspondem às duas delegacias especializadas em crimes contra a mulher e refletem o número de casos registrados, já que uma mesma vítima sofre vários tipos de crimes. Entre os principais crimes denunciados, estão injúria, ameaça e lesão corporal.
São sete usinas no total. Juntas, elas têm capacidade para atender 100 leitos de UTI. Prefeituras do interior anunciaram a compra de usinas de oxigênio.
No Supremo Tribunal Federal, a empresa pede suspensão das decisões da Justiça Estadual que obrigam o fornecimento de oxigênio ao Amazonas.
A redução na quantidade de doses destinadas a Manaus, determinada pelo Ministério da Saúde, obrigou a prefeitura a repensar o plano estratégico.
A mudança ocorreu após os Conselhos Federal e Regional de Farmácia que pediram ao governo que considerasse as farmácias como serviço essencial.
O número de doses recebidas pela prefeitura de Manaus está bem abaixo do previsto no Plano Estadual de Imunização.
Em Manaus, a Polícia Federal fará a escolta dos imunizantes até a sede da FVS-AM. Depois a Polícia Militar vai garantir a segurança.
A imunização começa pelos profissionais da saúde, a meta é vacinar 48 mil deles em uma semana. A afirmação é do prefeito David Almeida.
As carretas atravessaram a fronteira do Brasil com a Venezuela na tarde do domingo. A mobilização para o transporte de novas cargas também acontece por via fluvial.
Do Governo Federal são 256 mil doses do imunizante. E do Governo de São Paulo, outras 50 mil doses.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, foi pessoalmente receber as 256 mil doses da CoronaVac destinadas pelo Ministério da Saúde ao Estado