fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Pegos de surpresa com a explosão de casos de Covid-19 e da facilidade de contágio da variante Ômicron, os empresários do setor de eventos do Amazonas amargam um revés na atividade com novas medidas de restrições, quando tudo parecia caminhar para uma volta gradual dos negócios.

De acordo com o presidente da Associação de Entretenimento do Estado do Amazonas (Asseeam), Gerson Sampaio, somente com o decreto do Estado que reduz eventos à capacidade máxima de 200 pessoas, foram cancelados 15 grandes shows na cidade e, com a suspensão do Carnaval de rua, mais de cem programações deixarão de acontecer.  

Na tarde de quinta-feira (13), representantes de vários setores da economia, entre eles a Asseeam e o Comitê de Crise do Governo do Estado para a pandemia conversaram sobre o atual estágio das medidas e os impactos na atividade econômica.

“Da nossa parte do setor de Eventos, nós entendemos que as medidas são necessárias, mas queremos que todos façam o controle das medidas sanitárias. Nosso setor é quem está exigindo o ‘passaporte vacinal’ em 100% dos eventos, mas somos os principais atingidos por essas medidas. Tem que ter a exigência da carteira nos supermercados, nos shoppings e no comércio, pra assim todos se vacinarem e esse vírus sair logo de circulação”, defende Sampaio.

O empresário afirma que de setembro a dezembro de 2021, todos os eventos da cidade fizeram a cobrança do cerificado de vacinação e que, por isso, esses eventos não impactaram no aumento de casos no Estado.

“Hoje nós temos a informação de que 80% dos casos de internação nos hospitais e dos casos graves são de pessoas que não tomaram a vacina. Por isso é importante que seja cobrado o passaporte e que todos se vacinem logo”, informa.

Empresários reivindicam planejamento das autoridades

Segundo o presidente da associação, os empresários levaram para o Comitê de Crise a reivindicação para que as medidas não perdurem por muito tempo e que, não pode haver mais endurecimento nas restrições como ocorreu no ano passado.

“São 30 mil trabalhadores hoje preocupados e precisando trabalhar. Queremos uma planejamento por parte das autoridades para que a gente possa se programar porque sem esse planejamento a tendência é ficar parado e fechar”, disse.

Segundo Sampaio os empresários se comprometeram a munir Governo do Estado e Prefeitura com mais informações para que seja feito logo uma previsão dos próximos passos. Desde as medidas tomadas para o controle da pandemia ainda há pendências em relação a grandes eventos como o Desfile das Escolas de Samba de Manaus, no Centro de Convenções, agora em fevereiro, e o Festival de Parintins, em junho.

Veja mais vídeos

Para comércio, medidas de prevenção à Covid são ‘prudentes e necessárias’

Maioria (38%) dos empresários ouvidos pela pesquisa consideram as ações "prudentes e necessárias". Outros 37%, "concordam plenamente" com a adoção de medidas de restrição.

Há 1 hora 20 de janeiro de 2022

Amazonastur participa de Feira Internacional de Turismo na Espanha

A participação da Amazonastur acontece de forma cooperada com a Embratur e ao lado de estados brasileiros que se apresentam no stand de cerca de 305 metros quadrados.

Há 4 horas 20 de janeiro de 2022

Ficou mais difícil se eleger com a cláusula de barreira, avaliam advogados eleitorais

Cláusula de desempenho, acesso as sobras eleitorais e a formação de federações partidárias vão tornar a eleição mais difícil, avaliam advogados ouvidos pela TV RealTime1.

Há 6 horas 20 de janeiro de 2022

Cartórios podem emitir e regularizar CPFs de crianças no AM

No estado, 55 cartórios estão autorizados a fazer a inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF.

Há 7 horas 20 de janeiro de 2022

Marinha abre concurso com 100 vagas para o AM

O candidato deve ser do sexo masculino, ter nível médio completo e 18 anos completos e menos de 22 anos.

Há 8 horas 20 de janeiro de 2022

Governo do Amazonas revitaliza unidades do PAC

Além de reformas em unidades da capital, no município de Tefé um novo PAC deve ser entregue ainda neste mês de janeiro.

Há 22 horas 19 de janeiro de 2022

Wilson e David inauguram Centro de Testagem para Covid no Vasco Vasques

O objetivo é ampliar a oferta do teste para rastrear a doença e desafogar o sistema de saúde.

Há 23 horas 19 de janeiro de 2022

Carreta Vacina Amazonas atende bairro Tarumã a partir desta quarta-feira

O atendimento será de segunda a sábado, das 9h às 16h. O objetivo é desafogar outros postos de vacinação e aumentar a cobertura vacinal.

Há 1 dia 19 de janeiro de 2022

Uso do Pix aumenta 86% na pandemia, revela pesquisa da FGV/Sebrae

Pesquisa da FGV e do Sebrae aponta alta no uso do sistema de pagamento com a pandemia de Covid-19 e que já é adotado por nove em cada dez pequenas empresas no País.

Há 1 dia 19 de janeiro de 2022

Quadro pandêmico e período de chuvas faz CMM antecipar retorno das férias

O presidente David Reis disse que o momento pede que os vereadores se unam às demais autoridades para enfrentar novo quadro da Covid e ajudar pessoas afetadas pelas chuvas.

Há 1 dia 19 de janeiro de 2022

Greve da Receita Federal pode gerar desemprego no PIM, alerta Cieam

Greve dos auditores fiscais preocupa o presidente do Centro das Indústrias do Amazonas, que teme demissão de postos de trabalho caso empresas precisem se reprogramar.

Há 1 dia 19 de janeiro de 2022

‘Eleições devem ser tensas e violentas’ acreditam especialistas

No primeiro episódio da série de entrevistas sobre regras eleitorais, entrevistados da TV RealTime1 alertam sobre o 'clima tenso' durante as eleições.

Há 1 dia 19 de janeiro de 2022