fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Maior mobilização de povos indígenas, a 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) abriu nesta terça-feira (12) a agenda “Campanha Indígena”, com debate entre pré-candidaturas e representantes de partidos políticos sobre participação indígena na política partidária e também lançou  pré-candidaturas de todo o Brasil para o próximo pleito.

O Acampamento Terra Livre é uma realização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a mobilização segue ocupando Brasília até 14 de abril.

“Nós precisamos ocupar a política partidária para ocupar o poder. Por isso, um dos nossos objetivos centrais no ATL é incentivar candidaturas indígenas ao parlamento, seja nas assembleias legislativas estaduais, seja no Congresso Nacional. Chega da política da morte, nós chegamos em Brasília com a política da vida originária.” Kerexu Yxapyry, coordenadora executiva da Apib e pré-candidata a deputada federal por Santa Catarina.

O movimento propõe que os partidos políticos aliados das lutas dos povos assumam um compromisso com as candidaturas dos povos originários, incentivem e legitimem a filiação partidária e apoio institucional a indígenas que lançarem candidaturas. Com isso, durante a programação do nono dia do ATL uma Carta aberta foi entregue ao pré-candidato à presidência da República Luis Inácio Lula da Silva, que estava presente no acampamento.

“Queremos um Brasil que respeite a água, respeite a floresta, respeite a mãe terra. Reconstruir com o povo. É disso que a gente precisa. Chega de destruição, chega de violência, fora garimpo. Aguardamos o senhor lá em Roraima na Raposa serra do sol”, disse a deputada federal Joenia Wapichana durante o debate. 

O documento fala sobre a importância de interromper os processos de destruição executados pelo Estado brasileiro e apresenta cinco principais eixos que devem ser debatidos, sendo eles: direitos territoriais; retomada dos espaços de participação e controle social dos povos da floresta; reconstrução de políticas e instituições indígenas; interrupção da agenda anti-indígena no congresso federal e agenda ambiental. 

O projeto Campanha Indígena, realizado pela Apib em parceria com as organizações regionais desde 2020, pretende ampliar a representação dos povos nas instâncias dos poderes legislativo e executivo em todo o país. O lançamento da Campanha Indígena foi feito durante o Acampamento Terra Livre 2022, em uma agenda especial para discutir o tema. Na ocasião, mais de 30 candidaturas indígenas foram lançadas e os dados da Campanha Indígena estarão disponíveis no site.

Com informações da Assessoria

Veja mais vídeos

Manaus terá Feira de Economia Criativa neste domingo (22)

A feira acontece das 14h às 19h. A entrada é gratuita e o acesso é pela Avenida Silves, no Distrito Industrial.

Há 1 hora 21 de maio de 2022

Visitação dos veículos do leilão do Detran-AM inicia na segunda-feira (23)

Ao todo, serão leiloados 280 veículos, sendo 248 motocicletas e 32 carros. Nesta edição, a visitação não é por agendamento.

Há 2 horas 21 de maio de 2022

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia, diz FMI

Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.

Há 18 horas 20 de maio de 2022

Elon Musk se encontra com Bolsonaro para tratar da conectividade na Amazônia

A empresa de Musk, a rede de satélites Starlink, já tem o aval da Anatel para operar satélites de órbita baixa no Brasil.

Há 20 horas 20 de maio de 2022

Queda no consumo preocupa empresários da indústria amazonense

Com mais de 90% da produção do PIM destinada ao mercado interno, empresários afirmam que a queda no consumo reflete em menor operação das fabricantes.

Há 21 horas 20 de maio de 2022

‘Vejo o governador asfaltando ramais que nunca foram asfaltados’, diz pré-candidato do Republicanos

Membro da Igreja Universal do Reino de Deus, pastor Glauber Moré é pré-candidato à deputado federal pelo Republicanos, partido comandado por Silas Câmara no AM.

Há 22 horas 20 de maio de 2022

Produtividade zero: sete vereadores não apresentaram PLs este ano

No último ano, a produção legislativa dos vereadores se resumiu a apresentação de moções, requerimentos e indicações à Prefeitura de Municipal de Manaus.

Há 23 horas 20 de maio de 2022

Brasil tem eleitorado cada vez mais velho, diz pesquisa

Segundo a pesquisa, esse envelhecimento do eleitorado brasileiro deve dificultar a aprovação de pautas consideradas ‘progressistas’.

Há 1 dia 20 de maio de 2022

Governo do AM investe R$ 60 milhões na modernização de aeroportos do interior

O programa ‘Aero Mais Amazonas’ engloba investimentos nos aeroportos de Maués, Lábrea, Fonte Boa, Novo Aripuanã, Humaitá, Pauini, Itacoatiara e Parintins.

Há 1 dia 20 de maio de 2022

Estudantes só poderão ter acesso a ensino domiciliar se matriculados em instituições de ensino

Para que o aluno tenha educação domiciliar, é necessário que um dos pais ou responsáveis tenha escolaridade de nível superior ou tecnológica reconhecida pelo MEC.

Há 1 dia 20 de maio de 2022

Sede do Atlético Rio Negro Clube será tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do AM

O tombamento do clube como patrimônio material acontece por conta do significado que ele representa ao povo do estado e os elementos arquitetônicos do Palácio Dórico.

Há 2 dias 19 de maio de 2022

Petrobras lança edital que destina R$ 20 milhões para startups

Vencedores da etapa final recebem investimento financeiro, mentoria para projetos e modelo de negócios. Têm, também, a oportunidade de se tornarem fornecedores da Petrobras.

Há 2 dias 19 de maio de 2022