Maior mobilização de povos indígenas, a 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) abriu nesta terça-feira (12) a agenda “Campanha Indígena”, com debate entre pré-candidaturas e representantes de partidos políticos sobre participação indígena na política partidária e também lançou pré-candidaturas de todo o Brasil para o próximo pleito.
O Acampamento Terra Livre é uma realização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a mobilização segue ocupando Brasília até 14 de abril.
“Nós precisamos ocupar a política partidária para ocupar o poder. Por isso, um dos nossos objetivos centrais no ATL é incentivar candidaturas indígenas ao parlamento, seja nas assembleias legislativas estaduais, seja no Congresso Nacional. Chega da política da morte, nós chegamos em Brasília com a política da vida originária.” Kerexu Yxapyry, coordenadora executiva da Apib e pré-candidata a deputada federal por Santa Catarina.
O movimento propõe que os partidos políticos aliados das lutas dos povos assumam um compromisso com as candidaturas dos povos originários, incentivem e legitimem a filiação partidária e apoio institucional a indígenas que lançarem candidaturas. Com isso, durante a programação do nono dia do ATL uma Carta aberta foi entregue ao pré-candidato à presidência da República Luis Inácio Lula da Silva, que estava presente no acampamento.
“Queremos um Brasil que respeite a água, respeite a floresta, respeite a mãe terra. Reconstruir com o povo. É disso que a gente precisa. Chega de destruição, chega de violência, fora garimpo. Aguardamos o senhor lá em Roraima na Raposa serra do sol”, disse a deputada federal Joenia Wapichana durante o debate.
O documento fala sobre a importância de interromper os processos de destruição executados pelo Estado brasileiro e apresenta cinco principais eixos que devem ser debatidos, sendo eles: direitos territoriais; retomada dos espaços de participação e controle social dos povos da floresta; reconstrução de políticas e instituições indígenas; interrupção da agenda anti-indígena no congresso federal e agenda ambiental.
O projeto Campanha Indígena, realizado pela Apib em parceria com as organizações regionais desde 2020, pretende ampliar a representação dos povos nas instâncias dos poderes legislativo e executivo em todo o país. O lançamento da Campanha Indígena foi feito durante o Acampamento Terra Livre 2022, em uma agenda especial para discutir o tema. Na ocasião, mais de 30 candidaturas indígenas foram lançadas e os dados da Campanha Indígena estarão disponíveis no site.
Com informações da Assessoria
A feira acontece das 14h às 19h. A entrada é gratuita e o acesso é pela Avenida Silves, no Distrito Industrial.
Ao todo, serão leiloados 280 veículos, sendo 248 motocicletas e 32 carros. Nesta edição, a visitação não é por agendamento.
Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.
A empresa de Musk, a rede de satélites Starlink, já tem o aval da Anatel para operar satélites de órbita baixa no Brasil.
Com mais de 90% da produção do PIM destinada ao mercado interno, empresários afirmam que a queda no consumo reflete em menor operação das fabricantes.
Membro da Igreja Universal do Reino de Deus, pastor Glauber Moré é pré-candidato à deputado federal pelo Republicanos, partido comandado por Silas Câmara no AM.
No último ano, a produção legislativa dos vereadores se resumiu a apresentação de moções, requerimentos e indicações à Prefeitura de Municipal de Manaus.
Segundo a pesquisa, esse envelhecimento do eleitorado brasileiro deve dificultar a aprovação de pautas consideradas ‘progressistas’.
O programa ‘Aero Mais Amazonas’ engloba investimentos nos aeroportos de Maués, Lábrea, Fonte Boa, Novo Aripuanã, Humaitá, Pauini, Itacoatiara e Parintins.