fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

Para celebrar o Dia do Índio, a Fundação Estadual do Índio (FEI) lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia na segunda-feira (19/04) e vai até a sexta-feira (23/04), nas redes sociais do órgão, com vídeos de lideranças das mais diversas etnias.

Com o intuito de promover o etnodesenvolvimento sustentável e a preservação dos valores étnicos, culturais e históricos no Amazonas, a fundação selecionou três temas para serem trabalhados durante a semana: culinária indígena, medicina tradicional indígena e lideranças.

De acordo com o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a ação nas redes sociais visa evitar aglomerações, fortalecendo os movimentos indígenas e enaltecendo a causa, a cultura e a história dos povos originários.

“A FEI busca o etnodesenvolvimento, a divulgação da cultura indígena, com as redes sociais e, como ferramenta de divulgação, criamos esta série com três episódios que irá abordar os segmentos de culinária, medicina e liderança indígena. Estamos orgulhosos do trabalho que está sendo desenvolvido para espalhar o que é ser indígena nesta data comemorativa”, disse.

“Como não podemos estar celebrando essa data de forma presencial por conta da pandemia de Covid-19, nos resta usar os meios digitais. O importante é que a data será lembrada e celebrada”, acrescentou Munduruku.

Origem e história do Dia do Índio 

Em 19 de abril de 1940 foi realizado o 1º Congresso Indigenista Interamericano, no município de Pátzcuaro, no estado de Michoacán, no México. E para celebrar este acontecimento, o dia 19 de abril foi a data escolhida durante o governo de Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei Nº 5.540, de 1943.

Contribuição para a cultura brasileira 

 Os povos indígenas são parte fundamental e importante na formação da cultura brasileira. Sua influência se revela nos costumes, no artesanato, na alimentação, na língua e na mistura étnica do povo brasileiro.

Podemos apontar o uso da rede de dormir, o artesanato de palha e cipó e a fabricação de utensílios de cerâmica como algumas dessas marcas. Na culinária temos as comidas típicas feitas com mandioca, milho, frutas e caças. Na medicina destaca-se o uso de ervas medicinais.

No Amazonas são 65 povos indígenas. Algumas publicações citam até 72 etnias – sendo muitos deles clãs do mesmo povo – além de 29 línguas faladas.

Fonte: Agência Amazonas

Veja mais vídeos

Desmatamento na Amazônia Legal em abril atinge o pior índice desde 2016

A Amazônia Legal perdeu 58 mil hectares de floresta, o equivalente a 58 mil campos de futebol, em apenas um mês.

Há 2 horas 9 de maio de 2021

Jovem descobre gravidez dois dias antes de dar à luz

Há 5 horas 9 de maio de 2021

Brasil registrou aumento na abertura de cervejarias em 2020

Ano de 2020 registrou 204 novas cervejarias no país. O número é 14,4% maior do que o registrado em 2019.

Há 21 horas 8 de maio de 2021

França e Alemanha misturam vacinas contra Covid, mas OMS desaconselha

OMS, não recomenda a mistura de vacinas diferentes, não há estudos sobre as possíveis consequências dessas combinações.

Há 22 horas 8 de maio de 2021

Mais de 13 mil pontos de internet em lugares remotos do país

Trânsito próximo à avenida tarumã na Praça 14 sofrerá alterações por conta do bloqueio da avenida.

Há 1 dia 8 de maio de 2021

ONGs que atuam contra o racismo terão financiamento do Google

O Google irá doar R$ 1 milhão para ONGs que atuam em ações de enfrentamento ao racismo, violência racial que ocorrem no sistema de justiça criminal do Brasil.

Há 1 dia 8 de maio de 2021

Confira os destaques do Real Time1 desta sexta

Há 2 dias 7 de maio de 2021

Arábia suspende compra de carne de ave de 11 frigoríficos do Brasil

De acordo com o governo brasileiro, o motivo da suspensão não foi informado; a Arábia é 2º país maior importador de carne de frango do Brasil.

Há 2 dias 7 de maio de 2021

Primeira dose da vacina contra Covid voltará a ser aplicada em Manaus

A retomada da aplicação da primeira dose será possível pelo recebimento de nova remessa da vacina AstraZeneca/Oxford, e da primeira remessa da vacina Pfizer/Biontech.

Há 2 dias 7 de maio de 2021

Governo do Amazonas irá pagar R$300 a famílias atingidas pela cheia

Quase 100 mil pessoas devem receber o benefício, que será pago em uma parcela única.

Há 2 dias 7 de maio de 2021

Primeira boutique de ovos é inaugurada em Manaus

Espaço gastronômico dedicado ao ovo tem mais de 50 produtos no cardápio e algumas receitas receberam ingredientes sofisticados.

Há 2 dias 7 de maio de 2021

Atletas dos jogos de Tóquio serão vacinados

Pfizer e BioNTech anunciam acordo com COI para vacinar atletas dos Jogos de Tóquio. Laboratórios querem que os participantes recebam a segunda dose antes da chegada aos jogos

Há 2 dias 7 de maio de 2021