Nesta sexta-feira (27), o governador Wilson Lima lançou o programa +Cultura, um pacote de ações voltadas a este segmento e à economia criativa. Os investimentos iniciais somam mais de R$ 8 milhões em três editais – Amazonas Criativo, Equipa Cultura e Amazonas Cultura em Rede – para fomentar atividades do setor. As ações incluem programações culturais inéditas e novas vagas para Corpos Artísticos do Estado e para o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.
De acordo com o governador, os editais devem contemplar mais de 280 projetos e beneficiar mais de três mil artistas de pelo menos 59 municípios do Amazonas.
Wilson também rememorou os artistas que perderam a vida para o Covid e que, hoje, não podem acompanhar a retomada das atividades culturais, destacando que os projetos também são uma homenagem a cada um deles.
“O setor de cultura foi o primeiro a ter suas atividades restringidas. A cultura é importante para fortalecer nossas raízes, contar nossas histórias, para projetar o nosso futuro, mas acima de tudo, há famílias envolvidas com a arte e pudemos provar isso na pandemia. E vimos o quanto foram penalizadas”, disse Wilson Lima, citando ainda a ajuda que o governo deu à classe, com o Auxílio Estadual.
Como dito pelo governador, os trabalhadores da cultura foram muito afetados pela pandemia, muitos ficaram impossibilitados de trabalhar por conta das restrições que tinha como objetivo conter a propagação do novo coronavírus.
Nesse segundo semestre, com o avanço da vacinação, alguns trabalhadores parecem poder começar a respirar e pensar no recomeço das atividades. Como é o caso do produtor cultural Mayking Andrade, que trabalha com hip-hop e ficou sem poder realizar eventos de dança nos bairros da cidade. Ele afirma que vai participar dos editais e que espera melhorar de vida ainda nos próximos meses de 2021.
Podem participar propostas de articulação em rede que compreendam o universo das Artes Visuais, das Artes Cênicas (Circo, Dança e Teatro), do Audiovisual, da Música, da Literatura, da Cultura Afro-Brasileira, da Cultura Hip Hop, da Cultura Popular, do Folclore, da Cultura Indígena, das Artes Integradas e da Economia Criativa (Design, Moda, Patrimônio Cultural Material, Cultura Digital e Área Técnica).
As inscrições são gratuitas e on-line por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, e jurídicas, com Cadastro Estadual de Cultura do Amazonas aprovado. Os editais já estão disponíveis para consulta pública no Portal da Cultura e as sugestões devem ser enviadas até 2 de setembro para o e-mail asplan@cultura.am.gov.br.
Em setembro de 2021, o principal monumento do Estado completa 125 anos e o Governo prevê uma série de ações para comemorar a data.
Uma das novidades é o Festival de Circo, previsto para o mês de outubro. A realização está prevista para outubro de 2021, com duração de três dias, nos espaços culturais como Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, Centros de Convivências (Aparecida, Compensa e Cidade Nova) e Largo de São Sebastião.
Ainda para o mês de outubro, estão programados o lançamento do novo site do Teatro Amazonas e uma revista temática. Para novembro, deverá ser lançada uma mostra de filmes e documentários.
Uma visita performática, que promete muitas surpresas, e que torna o público ativo nas comemorações, deverá fechar a programação do ano, no dia 31 de dezembro.
Texto: João Luiz Onety, com informações da assessoria
O Parque Araras, na zona sul de Manaus, foi entregue nesta quarta-feira (6) pelo Governo. O espaço estava no papel há oito anos.
As mulheres pela primeira vez terão voz na nomeação dos bispos do mundo, que são todos homens.
Segundo a Anatel, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas sem datas previstas.
Governo do estado entrega nesta quarta-feira (6), o Parque das Araras, obra do Prosamim que deveria ter sido entregue em 2014.
Segundo o Governador, as obras do Anel Leste que começaram em 2019 terá primeiros trechos entregues até o fim de 2022.
Juntas as duas leis preveem repasse de quase R$ 7 bilhões de reais para o setor cultural. Os vetos foram derrubados na presença de artistas que acompanharam a votação.
O caçador afirma que a área de Redgate no estado de Montana, Estados Unidos é cheia de atividades paranormais e contatos com óvnis.
No primeiro semestre de 2022, as salas cinemas do Brasil já receberam 44,5 milhões de pessoas.
Funcionários do shopping Concord Mall ficaram surpresos quando derrubaram uma parede e se deparam com uma loja intacta.
O organizador do sorteio disse que foram impressas 500 cartelas e todas continham a numeração 49, justamente a última pedra chamada, gerando um alvoroço.