fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

Nesta sexta-feira (27), o governador Wilson Lima lançou o programa +Cultura, um pacote de ações voltadas a este segmento e à economia criativa. Os investimentos iniciais somam mais de R$ 8 milhões em três editais – Amazonas Criativo, Equipa Cultura e Amazonas Cultura em Rede – para fomentar atividades do setor. As ações incluem programações culturais inéditas e novas vagas para Corpos Artísticos do Estado e para o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

De acordo com o governador, os editais devem contemplar mais de 280 projetos e beneficiar mais de três mil artistas de pelo menos 59 municípios do Amazonas.

Wilson também rememorou os artistas que perderam a vida para o Covid e que, hoje, não podem acompanhar a retomada das atividades culturais, destacando que os projetos também são uma homenagem a cada um deles.

“O setor de cultura foi o primeiro a ter suas atividades restringidas. A cultura é importante para fortalecer nossas raízes, contar nossas histórias, para projetar o nosso futuro, mas acima de tudo, há famílias envolvidas com a arte e pudemos provar isso na pandemia. E vimos o quanto foram penalizadas”, disse Wilson Lima, citando ainda a ajuda que o governo deu à classe, com o Auxílio Estadual.

Como dito pelo governador, os trabalhadores da cultura foram muito afetados pela pandemia, muitos ficaram impossibilitados de trabalhar por conta das restrições que tinha como objetivo conter a propagação do novo coronavírus.

Nesse segundo semestre, com o avanço da vacinação, alguns trabalhadores parecem poder começar a respirar e pensar no recomeço das atividades. Como é o caso do produtor cultural Mayking Andrade, que trabalha com hip-hop e ficou sem poder realizar eventos de dança nos bairros da cidade. Ele afirma que vai participar dos editais e que espera melhorar de vida ainda nos próximos meses de 2021.

Quem pode participar?

Podem participar propostas de articulação em rede que compreendam o universo das Artes Visuais, das Artes Cênicas (Circo, Dança e Teatro), do Audiovisual, da Música, da Literatura, da Cultura Afro-Brasileira, da Cultura Hip Hop, da Cultura Popular, do Folclore, da Cultura Indígena, das Artes Integradas e da Economia Criativa (Design, Moda, Patrimônio Cultural Material, Cultura Digital e Área Técnica).

Inscrições

As inscrições são gratuitas e on-line por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, e jurídicas, com Cadastro Estadual de Cultura do Amazonas aprovado. Os editais já estão disponíveis para consulta pública no Portal da Cultura e as sugestões devem ser enviadas até 2 de setembro para o e-mail asplan@cultura.am.gov.br.

Ações comemorativas para os 125 anos do Teatro Amazonas e outras programações

Em setembro de 2021, o principal monumento do Estado completa 125 anos e o Governo prevê uma série de ações para comemorar a data.

Uma das novidades é o Festival de Circo, previsto para o mês de outubro. A realização está prevista para outubro de 2021, com duração de três dias, nos espaços culturais como Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, Centros de Convivências (Aparecida, Compensa e Cidade Nova) e Largo de São Sebastião.

Ainda para o mês de outubro, estão programados o lançamento do novo site do Teatro Amazonas e uma revista temática. Para novembro, deverá ser lançada uma mostra de filmes e documentários.

Uma visita performática, que promete muitas surpresas, e que torna o público ativo nas comemorações, deverá fechar a programação do ano, no dia 31 de dezembro.

Texto: João Luiz Onety, com informações da assessoria

Veja mais vídeos

“Vômito de Baleia” vale R$ 7 milhões

Vômito é considerado um tesouro marinho e é bem avaliado pela indústria farmacêutica.

Há 4 minutos 16 de outubro de 2021

Agora whatsapp tem backups criptografados

Optando pela nova função, ninguém além do usuário vai ter acesso às conversas armazenadas.

Há 1 hora 16 de outubro de 2021

Confira os destaques do Real Time 1 desta sexta-feira (15)

Há 14 horas 15 de outubro de 2021

Prova de vida do INSS será feita no mês de aniversário

A mudança passa a valer a partir de 2022. A fé de vida continua suspensa até o final de 2021.

Há 16 horas 15 de outubro de 2021

Saiba se você tem direito ao saque do Pis-Pasep

O benefício é pago aos trabalhadores que possuíram carteira assinada no período de 1971 a outubro de 1988.

Há 17 horas 15 de outubro de 2021

Manaus tem dia ‘D’ da campanha de multivacinação

Serão ofertados 18 tipos de imunizantes, dentre eles BCG, Febre Amarela, Tríplice Viral, em 137 unidades de saúde.

Há 18 horas 15 de outubro de 2021

Senado aprova construções às margens de rios em cidades

O texto altera o Código Florestal, atribuindo aos municípios o dever da regulamentação.

Há 19 horas 15 de outubro de 2021

Quer pegar Uber mais rápido? Agora tem a opção ‘fura fila’

A Uber lançou uma opção de pagar a mais para embarcar mais rápido.

Há 20 horas 15 de outubro de 2021

RT1 Notícias – Sexta-feira (15.10.2021)

Há 21 horas 15 de outubro de 2021

Companhia aérea troca salto alto por tênis

A SkyUp Airlines, decidiu dar um fim aos saltos finos e saias lápis depois de colher o feedback das comissárias sobre seu uniforme.

Há 1 dia 15 de outubro de 2021

Covid deixou mais de 12 mil crianças órfãs

O levantamento foi feito a partir de cruzamento de dados dos CPFs do Portal da Transparência do Registro Civil.

Há 1 dia 15 de outubro de 2021

Confira os destaques do Real Time 1 desta quinta-feira (14)

Há 2 dias 14 de outubro de 2021