fbpx

terça, 19 de janeiro de 2021

Uma estudante de apenas 14 anos idade ganhou o prêmio de Melhor Jovem Cientista da América neste ano. Anika Chebrolu, que tem descendência indiana e estuda em uma escola no Texas, nos EUA, descobriu um possível medicamento antiviral que pode se conectar ao Sars-CoV-2, causador da covid-19, e inviabilizá-lo.

Além do reconhecimento, a estudante recebeu da comissão do prêmio, que visa motivar jovens a trabalharem com tecnologia, a quantia de US$ 25 mil, que equivale cerca de R$ 139 mil. A comissão é organizada pela empresa 3M Company em parceria com o Discovery Education.

A jovem utilizou na pesquisa, o método in-silico, que são simulações no computador, na tentativa de rastrear as moléculas que conseguiriam se ligar à proteína Spike do Sars-CoV-2 e bloqueá-la. Ao bloquear a proteína, o microrganismo é impedido de infectar as células do corpo. Com isso, de acordo com os organizadores do prêmio, a descoberta pode ser uma possível droga eficaz no tratamento da covid-19.

De acordo com especialistas, a proteína Spike é usada pelo coronavírus para entrar nas células e, entendê-la é essencial para fabricar testes mais confiáveis e promover tratamentos eficazes contra a doença.

Ver mais vídeos

Novas usinas de oxigênio devem começar a operar no Amazonas esta semana

São sete usinas no total. Juntas, elas têm capacidade para atender 100 leitos de UTI. Prefeituras do interior anunciaram a compra de usinas de oxigênio.

Há 2 horas 19 de janeiro de 2021

Fornecedora de oxigênio, White Martins ingressa com ação no STF

No Supremo Tribunal Federal, a empresa pede suspensão das decisões da Justiça Estadual que obrigam o fornecimento de oxigênio ao Amazonas.

Há 3 horas 19 de janeiro de 2021

Doses da CoronaVac devem terminar em menos de uma semana

A redução na quantidade de doses destinadas a Manaus, determinada pelo Ministério da Saúde, obrigou a prefeitura a repensar o plano estratégico.

Há 4 horas 19 de janeiro de 2021

Decreto permite ida às farmácias durante o toque de recolher no AM

A mudança ocorreu após os Conselhos Federal e Regional de Farmácia que pediram ao governo que considerasse as farmácias como serviço essencial.

Há 6 horas 19 de janeiro de 2021

Poucas doses. Manaus vai vacinar apenas 34% dos profissionais de saúde

O número de doses recebidas pela prefeitura de Manaus está bem abaixo do previsto no Plano Estadual de Imunização.

Há 7 horas 19 de janeiro de 2021

Vacinas serão guardadas a sete chaves pela PM em contêineres

Em Manaus, a Polícia Federal fará a escolta dos imunizantes até a sede da FVS-AM. Depois a Polícia Militar vai garantir a segurança.

Há 1 dia 18 de janeiro de 2021

‘Equipes de vacinação estão prontas para trabalhar’, diz prefeito de Manaus

A imunização começa pelos profissionais da saúde, a meta é vacinar 48 mil deles em uma semana. A afirmação é do prefeito David Almeida.

Há 1 dia 18 de janeiro de 2021

Oxigênio doado pela Venezuela chega nesta segunda

As carretas atravessaram a fronteira do Brasil com a Venezuela na tarde do domingo. A mobilização para o transporte de novas cargas também acontece por via fluvial.

Há 1 dia 18 de janeiro de 2021

306 mil doses da CoronaVac devem chegar hoje ao Amazonas

Do Governo Federal são 256 mil doses do imunizante. E do Governo de São Paulo, outras 50 mil doses.

Há 1 dia 18 de janeiro de 2021

Governador Wilson Lima acompanha embarque da CoronaVac

O governador do Amazonas, Wilson Lima, foi pessoalmente receber as 256 mil doses da CoronaVac destinadas pelo Ministério da Saúde ao Estado

Há 1 dia 18 de janeiro de 2021

São Paulo imuniza a primeira brasileira contra o coronavírus

Enfermeira paulista foi a primeira pessoa a ser imunizada no Brasil. Ela atua na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Há 1 dia 18 de janeiro de 2021

Paciente com 74 anos e várias comorbidades é curado da Covid

Muita fisioterapia, vontade de viver e a música foram fatores fundamentais para a recuperação.

Há 1 dia 18 de janeiro de 2021