fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Na manhã desta terça-feira (21), o conselheiro Érico Desterro foi empossado como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2022-2023. Esta é a segunda vez que Desterro ocupa o cargo.

Na mesma ocasião, a conselheira Yara Lins tomou posse como vice-presidente da Corte de Contas.

Na cerimônia estavam presentes autoridades do Judiciário, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, desembargadores, promotores, além de membros do legislativo municipal e estadual, como o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto cidade (PV). O governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito David Almeida (Avante) também participaram da solenidade.

Desterro, que fica à frente do órgão pela segunda vez, porque já presidiu o Tribunal no biênio 2012-2013, ingressou no TCE-AM como membro do Ministério Público, na condição de procurador, em 1999 e, desde 2006, passou a integrar o quadro de conselheiro.

Ele já foi já foi corregedor, vice-presidente e já esteve à frente da Escola de Contas Públicas. Até o final deste ano, Érico Desterro ocupava o cargo de ouvidor-geral do TCE.

“Pra mim é uma felicidade muito grande voltar à presidência. A mudança tecnológica dessa década foi extremamente rápida e eu tenho um desafio a enfrentar, que é gerir um tribunal bem diferente daquele que eu deixei há dez anos e espero atender às expectativas gerais”, disse Desterro, destacando que sua principal meta é aplicar tal tecnologia para o cumprimento da principal ação do órgão: fiscalizar os gastos públicos.

“Nós temos que fazer com que toda essa tecnologia seja usada no controle externo. Ou seja, no controle das administração pública, dos gastos. Nós precisamos apropriar essa tecnologia em prol do Tribunal de Contas”, completou.

A eleição que colocou Desterro na presidência, realizada no dia 16 de novembro, elegeu também o conselheiro Ari Moutinho Júnior como corregedor, Josué Neto como ouvidor e o atual presidente do órgão, Mário de Mello, que irá comandar a Escola de Contas Públicas do TCE.

Mário de Mello fala em superação e revolução

O presidente Mário de Mello, que encerra sua gestão este ano, destacou que apesar dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, houve superação dos servidores e muitos avanços para o órgão de controle.

“Assumimos à presidência em circunstâncias calamitosas, mas seguir em frente foi nossa bandeira e eu considero isso meu maior legado. Conseguimos, com o esforço de todos, revolucionar o Tribunal de Contas, o reinventamos no contexto cibernético. Eu saio com sentimento de dever cumprido. Duas palavras nesse momento me definem: gratidão e dever cumprido”, destacou Mário de Mello.

Texto: João Luiz Onety

Veja mais vídeos

Inscrição presencial para concurso do IBGE termina sexta–feira (21)

São mais de 3 mil vagas disponíveis e a inscrição presencial ocorre no sine Manaus.

Há 2 horas 18 de janeiro de 2022

Por conta da Covid, Shopping do Artesanato estará fechado até sábado (22)

O fechamento servirá como medida de prevenção da disseminação da Covid-19 e da Influenza H3N2.

Há 3 horas 18 de janeiro de 2022

Escola abre cursos gratuitos voltados ao direito do consumidor

Para participar basta que o interessado tenha mais de 16 anos e possa acessar um computador com internet para assistir as aulas.

Há 4 horas 18 de janeiro de 2022

Brasil tem novo recorde de testes de Covid em farmácias

Segundo a Abrafarma, apesar da falta pontual de estoque de testes em algumas redes, não há falta generalizada destes insumos no país.

Há 18 horas 17 de janeiro de 2022

Receita Federal adia retorno do trabalho presencial

A data de retorno das atividades dos servidores e empregados públicos da Receita foi prorrogada para 31 de março.

Há 19 horas 17 de janeiro de 2022

Chuva forte causa transtornos e prejuízos em Manaus

A chuva que atinge a capital desde as primeiras horas desta segunda-feira (17) causou transbordamento de igarapés.

Há 20 horas 17 de janeiro de 2022

Menina com TDAH é a primeira criança vacinada contra a Covid em Manaus

Neste primeiro momento da vacinação, as crianças com deficiência e/ou comorbidades terão prioridade.

Há 21 horas 17 de janeiro de 2022

Período de matrículas para novos alunos da rede pública termina amanhã

Os novos alunos são aqueles que estão vindo pela primeira vez para a rede pública de ensino. As matrículas seguem até terça-feira (18).

Há 22 horas 17 de janeiro de 2022

Transexualidade deixa de ser considerada transtorno mental

A partir desse ano todos os países membros da OMS precisam adotar a mudança e deixar de classificar a transexualidade como transtorno mental.

Há 1 dia 17 de janeiro de 2022

Jardim flutuante pode recuperar ambientes aquáticos

Implantação dos jardins flutuantes trará benefícios sociais, ambientais e socioeconômicos para a população.

Há 1 dia 17 de janeiro de 2022

Crianças entre 6 e 10 anos de idade desenvolvem preconceito, diz estudo

Estudo baseou-se nos comportamentos e ideologias que as crianças são expostas por seus pais e através de livros ilustrados.

Há 1 dia 17 de janeiro de 2022

Cientistas encontram água na Lua pela primeira vez

Segundo os cientistas, a detecção dos sinais de água na superfície lunar fornece novas evidências à questão da ausência de água na Lua.

Há 2 dias 16 de janeiro de 2022