A Assembleia Legislativa do Amazonas sob o comando do Deputado Josué Neto, aumentou em 21,6% em relação a 2019 o valor dos empenhos, que são os valores destinados a gastos programados e efetuados de janeiro a maio deste ano.
Dados do portal da Transparência mostram que neste ano mais de 180 milhões foram gastos com a manutenção da Casa, contra pouco mais de 151 milhões no ano passado. Um acréscimo de mais de 32 milhões de reais.
Os pagamentos também superaram os do ano passado, mesmo com a suspensão temporária dos trabalhos presenciais no Legislativo, em função da pandemia.
Para se ter uma ideia, os excedentes registrados pela assembléia chegam próximo da manutenção da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas no mesmo período, e também daria para manter o hospital 28 de Agosto por mais cinco meses.
Em Manaus, a Polícia Federal fará a escolta dos imunizantes até a sede da FVS-AM. Depois a Polícia Militar vai garantir a segurança.
A imunização começa pelos profissionais da saúde, a meta é vacinar 48 mil deles em uma semana. A afirmação é do prefeito David Almeida.
As carretas atravessaram a fronteira do Brasil com a Venezuela na tarde do domingo. A mobilização para o transporte de novas cargas também acontece por via fluvial.
Do Governo Federal são 256 mil doses do imunizante. E do Governo de São Paulo, outras 50 mil doses.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, foi pessoalmente receber as 256 mil doses da CoronaVac destinadas pelo Ministério da Saúde ao Estado
Enfermeira paulista foi a primeira pessoa a ser imunizada no Brasil. Ela atua na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.
Muita fisioterapia, vontade de viver e a música foram fatores fundamentais para a recuperação.
Pelo whatsapp voluntários fazem o planejamento e arrecadam alimentos e água mineral para familiares de pacientes e trabalhadores dos hospitais.
Com o colapso do sistema de saúde na capital Manaus, amazonenses com covid-19 estão sendo transferidos para outros estados. Piauí e Maranhão também receberam pacientes.
Com a aprovação, ambos os imunizantes estão liberados para serem aplicados. Mas, por se tratar do uso emergencial, estarão restritos à vacinação de profissionais da saúde.