fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

A Câmara dos Deputados aprovou a volta do despacho gratuito de bagagens nos voos. A regra foi incluída em medida provisória que seguirá para o Senado.

A aprovação da emenda que restabelece a gratuidade ocorreu nesta terça-feira (26). A mudança foi incluída na Medida Provisória 1089/21, que altera regras da aviação civil.

O tema dividiu opiniões em Plenário. A maioria dos parlamentares defendeu a retomada das bagagens gratuitas e destacou que a expectativa de barateamento das passagens aéreas com a cobrança do despacho de malas não se concretizou.

Autora da emenda aprovada, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) afirmou que os deputados foram enganados. “As empresas não foram verdadeiras quando afirmaram que iam baixar o preço da passagem se nós permitíssemos aqui a cobrança da bagagem. A maioria desta Casa permitiu, com o protesto de um número expressivo de parlamentares, e agora todos viram que foram enganados”, disse.

O líder do Republicanos, deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), afirmou que os deputados precisam rever a cobrança das bagagens. “Falaram, à época, que era necessário cobrar pela bagagem para que houvesse redução do custo das passagens. Mas o que nós vemos sempre são as empresas com aquela política da economia do palitinho enriquecendo cada vez mais e mais”, declarou.

Carvalho ressaltou que a votação passa o recado para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de que, se os acordos não forem cumpridos, a Câmara tem o poder de rever as decisões já tomadas se houver prejuízos para o consumidor.

Já a deputada Vivi Reis (Psol-PA) lembrou que as próprias companhias incentivam o despacho de bagagens na porta das aeronaves, prova de que os aviões não comportam nas cabines todos os pertences dos passageiros. “A própria empresa aérea incentiva, no ato do embarque, o despacho da mala. Isso significa que, de fato, deveria ter sido despachada antes”, disse.

Passagem cara

Já o relator da MP, deputado General Peternelli (União-SP), afirmou que o custo da medida será repassado para o consumidor no aumento dos preços. Ele disse, ainda, que a decisão vai impor mais dificuldades ao transporte regional, que usa aeronaves menores.

“Nós vamos ter que fazer o cálculo da passagem incluindo a pessoa e a bagagem, e isso vai inviabilizar o transporte entre cidades pequenas, porque não vai caber todas as bagagens de 23 kg”, disse.

Os parlamentares do Novo também criticaram a decisão. Para o partido, a gratuidade vai aumentar o preço das passagens para todo mundo e até quem não levar bagagem vai pagar, como explicou o deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG). “Justiça é eu pagar o que eu quiser pagar, e se eu não quiser levar bagagem, eu não pago por ela. E quem leva bagagem, paga pela bagagem que leva. Isso é justiça”, afirmou.

Com informações da Agência Câmara

Veja mais vídeos

Anitta investe em startup brasileira que fabrica ‘carne de planta’

Em novembro do ano passado, a empresa chegou ao valor de mercado de R$ 10,6 bilhões de reais. Hoje, atua em 30 países, sete deles na América Latina.

Há 2 horas 26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

Há 3 horas 26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que o governador Wilson se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

Pré-candidato à deputado federal, coronel Louismar Bonates (UB-AM), avalia cenário eleitoral e diz que Wilson Lima tem grandes chances de vencer no primeiro turno.

Há 4 horas 26 de maio de 2022

Saiba quem é Simone Tebet, aposta para terceira via nas eleições presidenciais

Senadora escolhida pelo MDB para ser a candidata da terceira via na corrida à Presidência da República, Simone Tebet têm experiência no parlamento e no executivo.

Há 5 horas 26 de maio de 2022

Pesquisa do IBGE aponta que 2,9 mi de brasileiros se declaram homo ou bissexuais

O estudo evidenciou que a imensa maioria da população brasileira se autodeclara heterossexual 94,8% dos brasileiros assim se autoidentificaram.

Há 6 horas 26 de maio de 2022

Primeira edição do ‘Studio K-Pop’ será realizada no Studio 5 Shopping

O evento vai ter apresentações de grupos covers, random play dance, competição de covers solo e uma feira de artigos coreanos e geek.

Há 7 horas 26 de maio de 2022

Preço de carros usados cai pela primeira vez em 21 meses

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2022, foram comercializados mais de 3,7 milhões de veículos usados, 1 milhão a menos do que em 2021.

Há 8 horas 26 de maio de 2022

Padre celebra casamento do neto em Porto Alegre

O casamento aconteceu neste mês, antes de ser padre, o Paulo Müller foi casado por 29 anos e teve 4 filhos.

Há 23 horas 25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o ‘Dia del Orgullo Friki’,e se espalhou pelo mundo através da internet.

Há 24 horas 25 de maio de 2022

Restituição do IR paga em junho terá correção de 1%; veja calendário

Lote de restituição que será pago pela Receita Federal no dia 30 de junho, terá correção de 1%, com base na Selic, que são taxa básica de juros da economia.

Há 1 dia 25 de maio de 2022

Economistas divergem sobre venda da refinaria Reman ao Grupo Atem

Para alguns, a venda trará maior eficiência à distribuição dos combustíveis no estado. Porém, sem impacto em preços. Para outros, existe a possibilidade de monopólio.

Há 1 dia 25 de maio de 2022

Sobre Bolsonaro: ‘É um escroto, não se preocupou com a gente’

Pré-candidado à deputado federal, Coronel Gilvandro Mota (PSD-AM), critica Bolsonaro e diz ser esdrúxulo quem se autointitula represente do presidente no AM.

Há 1 dia 25 de maio de 2022