A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou na manhã desta quarta-feira (15) o Projeto de Lei (PL) que prorroga a política estadual de incentivos fiscais e extrafiscais. A Lei nº 2.826/2003 foi prorrogada por mais dez anos e passa a vigorar até 2032. A informação foi dada pelo titular da Secretaria do Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz), Alex Del Giglio, durante a 293ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam).
“A Lei de Incentivos Fiscais foi aprovada no início da manhã desta quarta-feira (15). A prorrogação garante que o nosso modelo de desenvolvimento econômico permaneça até 2032. Estaremos sempre avançando e evoluindo para o bem do Amazonas e da sociedade Amazonense”, disse o secretário.
A legislação proporciona segurança jurídica às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM), além de fortalecer importante mecanismo de atração de investimentos para o Estado.
Entre as alterações à atual legislação, está a inclusão da sustentabilidade como princípio a ser observado quando da concessão dos incentivos fiscais pelo estado.
O PL também atualiza a relação de produtos incentivados com nível de crédito estímulo correspondente a 100% relacionados na legislação vigente (inciso 13, do Artigo 13 da Lei de Incentivos). Inclui, ainda, regra estabelecendo que as condições de competitividade dos produtos industrializados na ZFM serão aferidos sistematicamente, a cada três anos, precedidas de estudos de competitividade a serem apresentados ao Estado, entre outros pontos, no total de 14, que aperfeiçoam a Lei 2.826.
Durante a reunião Alex Del Giglio ainda apresentou um rápido balanço dos resultados da Sefaz. Ele enfatizou que a situação fiscal do Amazonas nunca esteve tão ‘confortável’.
O secretário disse que nos últimos três anos a Sefaz manteve recorde em arrecadação com ganho real de aproximadamente 10% a 12%.
“Atingimos os melhores índices de liquidez. Os resultados são extraordinários. Estou há 16 anos na Sefaz e concluo que o estado nunca esteve em situação fiscal tão confortável. Esperamos que 2022 consigamos manter o mesmo patamar”, comentou.
Texto: Priscila Caldas
O Codam aprovou 716 projetos econômicos, entre implantação de novos negócios, diversificação produtiva.
O Amazonas bateu o recorde de mulheres indicadas ao cargo de vice entre as oito candidaturas ao Governo do Estado e no Brasil , o total é de 85 candidatas ao cargo.
Uma força tarefa foi montada formando a Comissão de Propaganda Eleitoral. A intenção é combater possíveis crimes eleitorais nas Eleições 2022.
De acordo com o INPE mais de 2 mil focos de queimadas foram registrados no Amazonas nos quinze primeiros dias de agosto.
O requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral.
O projeto deve abordar a vida e a trajetória do piloto desde seus primeiros anos até o sucesso mundial.
As regras da propaganda eleitoral a serem seguidas pelos candidatos estão na cartilha lançada pelo Tribunal Regional do Distrito Federal.
De acordo com a agência, o Super Guppy continua sendo uma das únicas opções práticas para cargas superdimensionadas.
No Centro, no bairro Planalto, haverá atendimentos clínico; psicológico; serviço social e atendimento de urgência e emergência.
O atentado em Juiz de Fora (MG) ocorreu em 6 de setembro de 2018, a um mês do primeiro turno. Adélio Bispo, autor da facada, foi preso no ato e confessou o crime.