fbpx

sábado, 19 de junho de 2021

Acompanhar um paciente em estado grave de Covid-19, seja qual for a faixa etária, é um desafio para os profissionais de saúde. Quando se trata de crianças e adolescentes, o trabalho é ainda mais árduo nas unidades.

No Hospital Infantil Dr. Fajardo, na avenida Joaquim Nabuco, Centro, zona sul da cidade, as equipes comemoraram a alta do João Miguel, de apenas dois meses, nesta sexta-feira (12/02). O menino deu entrada na unidade hospitalar no dia 14 de janeiro e passou vários dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após ter sido transferido do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Somente na última segunda-feira (08/02), o bebê teve condições de ser levado para a enfermaria clínica, após apresentar uma melhora no quadro de saúde.

O gerente de enfermagem do Hospital Dr. Fajardo, Isac Silva, explica que os bebês recém-nascidos, assim como adultos na UTI, aumentam a preocupação em torno de possíveis infecções hospitalares, acendendo o alerta para todos os profissionais.

“A gente tem a preocupação do risco relacionado com o sistema imunológico. É uma criança muito jovem que estaria numa fase inicial de amamentação, ainda criando, amadurecendo o seu sistema imunológico; e que já estava sendo exposto a uma doença infecciosa e que assusta todo mundo”, disse Isac.

Ele considera a alta médica um momento coletivo de gratidão, principalmente porque além do esforço despendido pelos profissionais de saúde com João Miguel, também existe a relação com os pais da criança, no momento tão envolvidos quanto a própria equipe.

“A mãe se manteve esperançosa e isso sem dúvida vai incentivando a equipe, também, a continuar insistindo com aquele paciente. E graças a Deus, hoje, ele já está se preparando para voltar para casa, como a gente gosta de ver todas as crianças que entram aqui. A gente não gosta que a história se encerre no hospital, mas que seja só um trânsito para que a criança volte para casa e siga com sua vida”, enfatizou o enfermeiro.

A mãe, Ederlane Viana, 34, agradeceu por todo o empenho dos profissionais de saúde. “Sou grata a todos os médicos desse hospital, porque trataram muito bem o meu filho. Os enfermeiros estão de parabéns mesmo e que Deus venha a abençoar todos eles. A gente sente essa dor e eles também estão sentindo e fazendo de tudo pra salvar todas as pessoas”.

Fonte: Assessoria SES-AM

Veja mais vídeos

Máscara gamer contra Covid-19 começa a ser vendida em outubro

O CEO da empresa, diz que mesmo com a vacinação as pessoas podem preferir usar máscaras por um tempo e é esse o público-alvo.

Há 2 horas 19 de junho de 2021

Wilson Lima pagará abono fardamento aos policiais e bombeiros

O anúncio foi feito durante a formatura da tropa, no Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas.

Há 3 horas 19 de junho de 2021

Existe solução para evitar que o centro de Manaus alague?

TV RealTime1 ouve especialistas sobre: possíveis soluções da engenharia para evitar impactos da cheia no centro de Manaus.

Há 14 horas 18 de junho de 2021

Confira os destaques do Real Time 1 desta sexta-feira.

Há 17 horas 18 de junho de 2021

Medidas emergenciais para aviação são prorrogadas

Lei prorroga Medida Provisória que conferiu aos usuários do transporte aéreo maior flexibilidade para desistência de voo.

Há 18 horas 18 de junho de 2021

Refugiados: 82 milhões são forçados a se deslocar em 2020

Esse é o maior número já registrado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados. 2020 é o nono ano de crescimento ininterrupto do deslocamento forçado no mundo.

Há 19 horas 18 de junho de 2021

Detentos LGBTQIA+ fazem cursos de confecção de biojoias

Os cursos de Confecção de Biojoias e também de maquiagem tiveram um total de 100 horas de carga horária.

Há 20 horas 18 de junho de 2021

Indígenas pedem saída da Funai do Linhão de Tucuruí

O pedido vem após a Funai solicitar abertura de inquérito na Polícia Federal do Amazonas.

Há 21 horas 18 de junho de 2021

Governo do Estado quer zerar processos indenizatórios da Saúde

A portaria determina a eliminação, até setembro de 2021, de todos os serviços sem cobertura contratual.

Há 23 horas 18 de junho de 2021

Acompanhe o RT1 Notícias desta sexta-feira (18)

Há 1 dia 18 de junho de 2021

Pandemia impactou a paz mundial, diz pesquisa

Segundo relatório de 2021, com dados relativos a 2020, o "Índice Global de Paz" caiu 0,07% comparado ao ano anterior.

Há 1 dia 18 de junho de 2021

Confira os destaques do Real Time 1 desta quinta-feira

Há 2 dias 17 de junho de 2021