Acompanhar um paciente em estado grave de Covid-19, seja qual for a faixa etária, é um desafio para os profissionais de saúde. Quando se trata de crianças e adolescentes, o trabalho é ainda mais árduo nas unidades.
No Hospital Infantil Dr. Fajardo, na avenida Joaquim Nabuco, Centro, zona sul da cidade, as equipes comemoraram a alta do João Miguel, de apenas dois meses, nesta sexta-feira (12/02). O menino deu entrada na unidade hospitalar no dia 14 de janeiro e passou vários dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após ter sido transferido do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Somente na última segunda-feira (08/02), o bebê teve condições de ser levado para a enfermaria clínica, após apresentar uma melhora no quadro de saúde.
O gerente de enfermagem do Hospital Dr. Fajardo, Isac Silva, explica que os bebês recém-nascidos, assim como adultos na UTI, aumentam a preocupação em torno de possíveis infecções hospitalares, acendendo o alerta para todos os profissionais.
“A gente tem a preocupação do risco relacionado com o sistema imunológico. É uma criança muito jovem que estaria numa fase inicial de amamentação, ainda criando, amadurecendo o seu sistema imunológico; e que já estava sendo exposto a uma doença infecciosa e que assusta todo mundo”, disse Isac.
Ele considera a alta médica um momento coletivo de gratidão, principalmente porque além do esforço despendido pelos profissionais de saúde com João Miguel, também existe a relação com os pais da criança, no momento tão envolvidos quanto a própria equipe.
“A mãe se manteve esperançosa e isso sem dúvida vai incentivando a equipe, também, a continuar insistindo com aquele paciente. E graças a Deus, hoje, ele já está se preparando para voltar para casa, como a gente gosta de ver todas as crianças que entram aqui. A gente não gosta que a história se encerre no hospital, mas que seja só um trânsito para que a criança volte para casa e siga com sua vida”, enfatizou o enfermeiro.
A mãe, Ederlane Viana, 34, agradeceu por todo o empenho dos profissionais de saúde. “Sou grata a todos os médicos desse hospital, porque trataram muito bem o meu filho. Os enfermeiros estão de parabéns mesmo e que Deus venha a abençoar todos eles. A gente sente essa dor e eles também estão sentindo e fazendo de tudo pra salvar todas as pessoas”.
Fonte: Assessoria SES-AM
A novidade está disponível para membros da equipe escolar, pais/responsáveis e alunos da rede estadual de ensino
Reajuste representa a quinta alta consecutiva nos preços da gasolina e a quarta no valor do litro do diesel só neste ano.
A prefeitura orienta que as pessoas dessa faixa etária acessem o site "Imuniza Manaus" para saber a data e local da vacinação.
O início das aulas está marcado para o dia 25 de março, os cursos são de Formação Inicial e Continuada na modalidade de Educação à Distância.
Com a flexibilidade proporcionada pelo o home office, trabalhadores criam expectativas de mudar de cidade ou até mesmo de sair do país.
A TV Real Time 1 entrevistou o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo, que falou das ações promovidas durante a pandemia.
O atendimento é feito em parceria com a FAAR e o FPS a partir do oferecimento de fisioterapia em pacientes que apresentam sequelas respiratórias em Manaus.
O preço do fone é a partir de US$ 109, com frete de US$ 10 para o Brasil. As entregas estão previstas para abril