fbpx

sábado, 19 de junho de 2021

O cientista Lucas Ferrante, doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), desenhou, na manhã desta terça-feira (9) um quadro assustador para a pandemia do novo coronavírus para os próximos meses em Manaus.

Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Ferrante defendeu a adoção de lockdown extensivo de 20 a 30 dias, com restrição de pelo menos 90% de circulação de pessoas, e vacinação extensiva, que cubra ao menos 70% da população, por mais três meses em Manaus.

As medidas sugeridas têm o objetivo de evitar uma terceira onda da Covid-19 no Estado. De acordo com o estudioso, a nova variante do coronavírus, P1, identificada no Amazonas se tornará predominante no Estado.

Por ser duas vezes mais transmissível e mais virulenta que a cepa anterior, a circulação da P1, poderá ser responsável por uma terceira onda da doença, já no próximo mês.

“Prevemos que deve ocorrer uma terceira onda a partir de março, onde o distanciamento desta terceira onda vai depender da quantidade de isolamento social que é empregada no estado do Amazonas agora”, alertou.

Ele acrescenta ainda que os pacientes que foram diagnosticados com a variante anterior do coronavírus não apresentam imunidade contra a P1.

Cepas mais resistentes

Além de diminuir os casos de contaminações e mortes, o cientista afirma que o lockdown total é importante para evitar que novas mutações, produzam cepas, além de mais contagiosas, resistentes às vacinas atualmente disponíveis, o que tornaria Manaus o epicentro mundial da nova onda.

“Temos que lembrar que essa nova variante surgiu em poucos meses, em menos de um ano, acumulando mutações suficientes para ser distinta da linhagem anterior. Agora, essa nova linhagem, sendo duas vezes mais transmissível, se não contermos a pandemia no curto tempo, será suficiente para que surjam novas mutações e podemos ter variações inclusive resistentes às vacinas de mercado. Isso precisa ser contido imediatamente”, defendeu.

“É absurdo pensar em flexibilização agora. Não é porque as taxas de transmissão estão em queda que vamos abrir. No momento que se abre, existe uma retomada nas contaminações. Isso é absurdo”, recomendou Ferrante, destacando que a linhagem mais transmissível já se torna predominante em Manaus.

Reportagem: Lucas Raposo

Veja mais vídeos

Máscara gamer contra Covid-19 começa a ser vendida em outubro

O CEO da empresa, diz que mesmo com a vacinação as pessoas podem preferir usar máscaras por um tempo e é esse o público-alvo.

Há 1 hora 19 de junho de 2021

Wilson Lima pagará abono fardamento aos policiais e bombeiros

O anúncio foi feito durante a formatura da tropa, no Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas.

Há 2 horas 19 de junho de 2021

Existe solução para evitar que o centro de Manaus alague?

TV RealTime1 ouve especialistas sobre: possíveis soluções da engenharia para evitar impactos da cheia no centro de Manaus.

Há 14 horas 18 de junho de 2021

Confira os destaques do Real Time 1 desta sexta-feira.

Há 16 horas 18 de junho de 2021

Medidas emergenciais para aviação são prorrogadas

Lei prorroga Medida Provisória que conferiu aos usuários do transporte aéreo maior flexibilidade para desistência de voo.

Há 17 horas 18 de junho de 2021

Refugiados: 82 milhões são forçados a se deslocar em 2020

Esse é o maior número já registrado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados. 2020 é o nono ano de crescimento ininterrupto do deslocamento forçado no mundo.

Há 18 horas 18 de junho de 2021

Detentos LGBTQIA+ fazem cursos de confecção de biojoias

Os cursos de Confecção de Biojoias e também de maquiagem tiveram um total de 100 horas de carga horária.

Há 19 horas 18 de junho de 2021

Indígenas pedem saída da Funai do Linhão de Tucuruí

O pedido vem após a Funai solicitar abertura de inquérito na Polícia Federal do Amazonas.

Há 20 horas 18 de junho de 2021

Governo do Estado quer zerar processos indenizatórios da Saúde

A portaria determina a eliminação, até setembro de 2021, de todos os serviços sem cobertura contratual.

Há 22 horas 18 de junho de 2021

Acompanhe o RT1 Notícias desta sexta-feira (18)

Há 24 horas 18 de junho de 2021

Pandemia impactou a paz mundial, diz pesquisa

Segundo relatório de 2021, com dados relativos a 2020, o "Índice Global de Paz" caiu 0,07% comparado ao ano anterior.

Há 1 dia 18 de junho de 2021

Confira os destaques do Real Time 1 desta quinta-feira

Há 2 dias 17 de junho de 2021