Autoridades sanitárias da China querem fortalecer a vigilância em macacos de laboratórios e pessoas que trabalham com esses animais. O vírus Monkey B, também conhecido como herpes B, dificilmente atinge humanos, mas os governantes agora chamam a atenção para o risco de infecção de trabalhadores, em especial os que interagem com animais selvagens.
O vírus Monkey B é uma doença considerada muito rara, mas os casos quase sempre são fatais. 80% dos pacientes não tratados morrem por complicações, isso porque ele ataca o sistema nervoso central, causando um severo inchaço no cérebro. Apesar de grave e incomum, ele não é muito transmissível entre humanos.
O primeiro caso de morte aconteceu em maio, na China, quando um veterinário, de 51 anos, foi infectado e acabou morrendo pela doença. O vírus pula de animais para humanos, assim como o Sars-CoV-2, o vírus da Covid-19, mas ao chegar a um humano, o vírus da herpes B se vê em um “beco sem saída”, já que não se espalha para um segundo hospedeiro. A chance de ocorrer um surto é praticamente nula.
Fonte: Futurism