fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com senadores, em jantar em Brasília, na noite desta segunda-feira (11). Esperado para a reunião, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) não compareceu.

Realizado pelo senador Rodolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos coordenadores da campanha de Lula, o jantar reuniu o petista com os senadores que o apoiam em sete Estados, para discutir as formações de palanques para o ex-presidente nas eleições de 2022.

Conforme o Estadão, com o jantar, Lula buscou atrair senadores do MDB para formação de uma frente única. O petista contou com a articulação de caciques do MDB, que usaram a reunião para pressionar o partido a apoiar Lula ainda no primeiro turno e abandonar a candidatura de Simone Tebet ao Planalto. “Há tendência natural de nós não irmos mais uma vez para um suicídio político”, afirmou Eunício, antes do jantar.

Além de integrantes do MDB, estiveram presentes no jantar senadores do PSD, como Omar Aziz (PSD-AM), do PSB, como Dário Berger (PSB-SC), e do próprio PT. O encontro foi realizado na casa do ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE).

Os senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) também participaram, além dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Acir Gurgacz (PDT-TO).

Outros nomes de peso do MDB, como Garibaldi Alves Filhos e Renan Filho, ex-governador de Alagoas, também estiveram presentes.

Braga não apareceu

Esperado para o jantar com Lula, Braga não apareceu. O senador teria sido convidado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), para prestar seu apoio à candidatura do petista.

Com a ausência, o senador do Amazonas mantém o suspense sobre quem apoio para a corrida presidencial.

O MDB está dividido em relação ao apoio aos pré-candidatos à Presidência da República. Uma ala quer compor uma federação com União Brasil, PSDB e Cidadania e a outra quer fechar com o candidato do PT.

Apoio à ZFM

No jantar, Lula debateu os principais temas do País, com a inclusão da Zona Franca de Manaus (ZFM) na pauta. Na ocasião, o pré-candidato voltou a dizer que apoia o modelo de desenvolvimento do Amazonas, segundo o presidente estadual do PSD, senador Omar Aziz.

“Foi uma reunião que tratou dos problemas que o Brasil vem passando. Lula falou da Zona Franca de Manaus, dando seu apoio”, disse o senador ao RealTime1.

O modelo de desenvolvimento foi alvo de dois decretos que reduziram em 25% a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para todo o País, diminuindo a competitividade das indústrias instaladas na ZFM.

A situação pode ficar pior, já que nos bastidores circulam informações de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, não quer rever o decreto, e que estuda ampliar a redução da alíquota do IPI para até 35%.

Texto: Emerson Medina

Veja mais vídeos

‘Ele foi covarde e pequeno como sempre é’, diz Marcelo sobre Lira

Marcelo Ramos afirmou que sua saída do cargo de vice-presidente da Câmara foi uma questão política motivada pela ira de Bolsonaro e subserviência de Arthur Lira.

Há 2 horas 26 de maio de 2022

Fome no Brasil ultrapassa média global pela primeira vez, aponta pesquisa

Segundo pesquisa da Gallup, a fome afeta mais mulheres, famílias pobres e pessoas entre 30 e 49 anos.

Há 4 horas 26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

Há 5 horas 26 de maio de 2022

Anitta investe em startup brasileira que fabrica ‘carne de planta’

Em novembro do ano passado, a empresa chegou ao valor de mercado de R$ 10,6 bilhões de reais. Hoje, atua em 30 países, sete deles na América Latina.

Há 7 horas 26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

Há 8 horas 26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que o governador Wilson se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

Pré-candidato à deputado federal, coronel Louismar Bonates (UB-AM), avalia cenário eleitoral e diz que Wilson Lima tem grandes chances de vencer no primeiro turno.

Há 9 horas 26 de maio de 2022

Saiba quem é Simone Tebet, aposta para terceira via nas eleições presidenciais

Senadora escolhida pelo MDB para ser a candidata da terceira via na corrida à Presidência da República, Simone Tebet têm experiência no parlamento e no executivo.

Há 10 horas 26 de maio de 2022

Pesquisa do IBGE aponta que 2,9 mi de brasileiros se declaram homo ou bissexuais

O estudo evidenciou que a imensa maioria da população brasileira se autodeclara heterossexual 94,8% dos brasileiros assim se autoidentificaram.

Há 11 horas 26 de maio de 2022

Primeira edição do ‘Studio K-Pop’ será realizada no Studio 5 Shopping

O evento vai ter apresentações de grupos covers, random play dance, competição de covers solo e uma feira de artigos coreanos e geek.

Há 12 horas 26 de maio de 2022

Preço de carros usados cai pela primeira vez em 21 meses

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2022, foram comercializados mais de 3,7 milhões de veículos usados, 1 milhão a menos do que em 2021.

Há 13 horas 26 de maio de 2022

Padre celebra casamento do neto em Porto Alegre

O casamento aconteceu neste mês, antes de ser padre, o Paulo Müller foi casado por 29 anos e teve 4 filhos.

Há 1 dia 25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o ‘Dia del Orgullo Friki’,e se espalhou pelo mundo através da internet.

Há 1 dia 25 de maio de 2022