Hoje, 21 de abril é feriado em todo o Brasil, comércios e bancos fechado, folga para a maioria das pessoas, mas o que é mesmo o feriado de Tiradentes?
A data é para relembrar e homenagear a vida e a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Envolvido na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos organizados pelos brasileiros, para conseguir a independência do país em relação a Portugal, Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.
A maioria dos conspiradores da Inconfidência Mineira eram homens ricos e cultos, todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando pela prisão ou pelo exílio.
Já Tiradentes era um homem pobre e um simples alferes, um cargo militar semelhante ao de tenente, e que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista, teve a forca como condenação pela Coroa Portuguesa, ele ainda teve o corpo esquartejado para que seus membros ficassem expostos ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião.
Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, quando sua luta foi relembrada logo após a nossa Independência, em 1822, porém, a data só se tornou feriado nacional em 1965 instituído pelo então presidente Castelo Branco, que também concedeu o título de “Patrono da Nação Brasileira” a Tiradentes.