segunda-feira, 24 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Teatro Amazonas ganha versão no metaverso para visitação virtual

A exposição no metaverso acontece em comemoração aos 126 anos do Teatro Amazonas, celebrado no último sábado (31). O link para acesso está disponível no Portal da Cultura.
COMPARTILHE
Teatro Amazonas (Foto: Divulgação)

O Teatro Amazonas agora está no metaverso. Pessoas do mundo todo poderão vivenciar virtualmente, seja pelo celular ou computador, os detalhes do maior cartão-postal do estado.

O link para acessar a novidade, apresentada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, está disponível até 30 de janeiro, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais (@culturadoam e @teatroamazonas).

A exposição gratuita do ambiente em metaverso acontece em comemoração aos 126 anos do patrimônio histórico, celebrado no último sábado (31).

De acordo com o secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, o teatro centenário proporciona uma nova experiência ao público e amplia o alcance, por meio da internet.

“Mais pessoas ao redor do mundo, pela internet, podem conferir a contribuição histórica, turística e cultural do Teatro Amazonas, além da sua beleza incomparável”, diz o secretário.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Três empresas de tecnologia estão envolvidas no projeto.

Funcionalidade

Na área externa do metaverso, a arquitetura conta com uma animação 3D da cúpula e áudio explicativo sobre a origem e composição, informações dos músicos do espaço cultural e decorações natalinas típicas de dezembro.

A fachada também foi modelada em arte 3D e no local é possível observar detalhes arquitetônicos como seu teto, portas e colunas, próximas da realidade.

Além das partes externas, o metaverso apresenta sala de vídeo com a história do Teatro Amazonas e reserva acesso a outras salas da exposição, como a Sala Amazonas Filarmônica, Sala Festival de Ópera, Salão Nobre e Tour 360 do Teatro, todas com contextualização histórica e visualização de composição da arquitetura teatral.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

COMPARTILHE