quinta-feira, 25 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Sociedade civil organizada defende eleições ainda este ano

O posicionamento visa impedir que as eleições municipais sejam adiadas para além deste ano, bem como evitar que os atuais mandatos sejam prorrogados.
COMPARTILHE
eleições municipais

Organizações, movimentos e coletivos da sociedade civil organizada lançam nesta segunda-feira, dia 15, a campanha “Eleições Seguras – Democracia é atividade essencial”. As entidades defendem a realização das eleições ainda este ano de prefeitos e vereadores das 5.570 cidades brasileiras.

Essa campanha vai de encontro a carta aberta enviada em maio ao Congresso Nacional, por prefeitos associados à federações municipais, aliados ao sistema confederativo municipalista brasileiro, pedindo o cancelamento das eleições municipais 2020.

Entre os promotores da campanha “Eleições Seguras – Democracia é atividade essencial” estão o Programa Cidades Sustentáveis, a Rede Nossa São Paulo e o Pacto pela Democracia. O objetivo é que as eleições municipais sejam adiadas para além deste ano, bem como evitar que os atuais mandatos de prefeitos e vereadores sejam prorrogados.

O manifesto argumenta que “não haver eleições em 2020 significa abrir mão da importantíssima alternância de poder segundo o período estipulado por nossa Lei Maior, a Constituição Federal”. Segundo o documento, o respeito à rotina democrática é imprescindível para a manutenção e o aperfeiçoamento de qualquer democracia.

O documento reconhece ainda que “o isolamento social exigirá cuidados mais que especiais”, as organizações rebatem o argumento de que o combate ao novo coronavírus justificaria o adiamento e até o cancelamento das eleições. “Assim como outras atividades essenciais, as eleições podem acontecer de forma segura se fizermos as adaptações necessárias”, explica.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Para isso, elaboraram um guia com diversas medidas para que as eleições de 2020 sejam realizadas de forma segura em todas as etapas do processo eleitoral, como a determinação de horários de votação, protocolo de higienização constante dos ambientes, ampla sinalização, entre outros.

O site com todas as informações sobre a campanha “Eleições Seguras – Democracia é atividade essencial” estará no ar nesta segunda-feira (15/6) às 11h. Acesse aqui www.eleicoesseguras.org

COMPARTILHE