A Secretaria de Estado de Educação e Desporto marcou para a próxima quarta-feira, dia 9/9, uma reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam).
Esse será o quarto encontro que a Secretaria de Educação terá com a entidade ao longo do último mês e meio. O ofício informando a hora e o local da reunião será encaminhado pela pasta, via e-mail.
De acordo com a Seduc, todo atendimento no gabinete do secretário é realizado mediante agendamento prévio, sendo necessária inclusive a confirmação por parte da equipe responsável.
As informações sobre o Plano de Retorno e ações da Secretaria de Educação têm sido prestadas por meio de reuniões que contaram, inclusive, com a participação de órgãos como Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), ao longo das últimas semanas.
Conforme a secretaria, em todas as reuniões, os representantes dos sindicatos se negaram a ouvir e entender as informações da Secretaria de Educação e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que tem monitorado os índices de coronavírus no estado e é a autoridade competente para determinar protocolos e analisar as informações da doença.
Movimento político
Em relação à presença de integrantes do Sinteam durante a quarta-feira (02/09) na sede da pasta, o secretário de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, classificou como um movimento político, uma vez que ao longo do último mês foram realizadas três reuniões com o sindicato.
“Tivemos uma reunião marcada pela própria secretaria. Depois tivemos reuniões com a presença dos órgãos de fiscalização e controle e até da Aleam. Nunca houve falta de diálogo. Há um movimento político de oposição que distorce os fatos e que contesta as autoridades competente, e isso não nos interessa discutir de qualquer forma”, explicou.
A Seduc ressalta, ainda, que em nenhum momento houve agressão ou maus-tratos por parte dos servidores da pasta em relação aos sindicalistas. O expediente do órgão foi encerrado às 17h, como de costume. Ainda assim, eles foram orientados sobre a área que poderiam ficar e da proibição da entrada de terceiros. Também é falsa a afirmação de que os sindicalistas ficaram trancados.
Leia mais: