quinta-feira, 13 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

VAL PARAÍSO?

Record contrata RealTime Big Data para realizar pesquisa para prefeito de Manaus

COMPARTILHE
Pesquisas eleitorais falha grave

A empresa Real Time Mídia Ltda registrou nesta terça-feira (21/05) pesquisa de intenção de voto para prefeito de Manaus. O registro (AM-07648/2024) erroneamente menciona que a pesquisa será realizada “no município de Val Paraíso de Manaus-AM”, o que parece ser um erro de cópia e colagem de outro documento e precisará ser corrigido. A

A pesquisa, financiada pela Rádio e Televisão Record S.A. por R$ 20.000,00, possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

A metodologia descrita no registro limita-se a mencionar que será composta por “entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo”.

O registro menciona o uso de quotas amostrais e sorteio probabilístico dos setores, mas não detalha como os entrevistados serão selecionados dentro desses setores.

Quotas de entrevistados apresentam discrepâncias

As quotas usadas na pesquisa apresentam discrepâncias quando comparadas com os dados mais recentes sobre as variáveis de Escolaridade e Renda Domiciliar, o que pode provocar vieses nos resultados.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

O registro menciona que entrevistará 24% de eleitores analfabetos e com até o Ensino Fundamental, embora esses representem 33,35% do eleitorado, resultando em uma sub-representação de 9,35%.

Para os eleitores com Ensino Médio incompleto e completo, que compõem 51,28% do eleitorado, o registro indica que 54% serão entrevistados, um número levemente superior.

Os eleitores com Ensino Superior, que são 15,38% do eleitorado manauara, serão entrevistados em 22%, excedendo em 6,62% a sua representatividade real.

A maior discrepância se encontra na variável renda, com o registro indicando que 74% dos entrevistados serão “sem rendimentos e que ganham até 2 salários mínimos”, enquanto na realidade este grupo representa 84,14% do eleitorado.

Por outro lado, o grupo com renda de 2 a 5 salários mínimos é superestimado em 10,74%, sendo que este grupo realmente representa apenas 10,74% do eleitorado de Manaus, e não os 20% indicados.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE