quinta-feira, 25 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Proteção digital: confira dicas para evitar golpes na internet

Existem diversos tipos de golpes na internet, mas alguns dos mais comuns incluem o phishing, em que o fraudador tenta obter informações pessoais, como senhas e numeros.
COMPARTILHE
golpes na internet

Em 2021, o acesso à internet atingiu 90% dos domicílios no país, apresentando um crescimento de 6% em relação a 2019, quando apenas 84% possuíam acesso, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o intenso uso da internet e das redes sociais, muitas pessoas estão suscetíveis a cair em golpes virtuais.

Portanto, é fundamental que as pessoas estejam atentas e adotem medidas de proteção digital para evitar caírem em fraudes.

Existem diversos tipos de golpes na internet, mas alguns dos mais comuns incluem o phishing, em que o fraudador tenta obter informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito, por meio de e-mails ou mensagens falsas; falsos concursos ou sorteios, em que as vítimas são persuadidas a fornecer informações pessoais ou pagar taxas de participação em troca de prêmios inexistentes; ransomware, que é um tipo de malware (software malicioso) que criptografa arquivos do usuário e exige um pagamento para desbloqueá-lo.

Para ajudar nessa questão, a Agência Tatu elaborou algumas dicas simples, mas extremamente importantes, que podem ajudar a proteger dados e evitar que as pessoas caiam em golpes virtuais.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Verifique a origem

É importante verificar a fonte de qualquer site, e-mail ou mensagem recebida, para garantir que seja de uma fonte confiável. É preciso estar atento a mensagens ou e-mails que solicitam informações pessoais ou financeiras, pois podem ser fraudulentas. Além disso, deve-se evitar clicar em links suspeitos ou desconhecidos, já que podem conter malwares ou vírus prejudiciais. Esse passo é um dos mais úteis e age diretamente contra o phishing e vários outros tipos de golpe.

Use senhas fortes

Faça senhas fortes e únicas para cada uma das suas contas. Evite senhas óbvias, como datas de aniversário e utilize sempre algum dos caracteres especiais, diferencie letras maiúsculas e minúsculas e adicione números para criar senhas complexas e difíceis de serem adivinhadas ou quebradas.

Atualize seus softwares

Mantenha seus softwares, sistemas operacionais e aplicativos sempre atualizados, principalmente quanto às atualizações de segurança.

Utilize a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de segurança às suas contas. Além da senha, um código de verificação é enviado para seu dispositivo, que precisa ser inserido para acessar a conta

Nunca compartilhe informações pessoais

É importante evitar compartilhar informações pessoais, como endereço, número de telefone ou dados bancários nas redes sociais. Além disso, é recomendável não aceitar solicitações de amizade de perfis falsos ou clicar em links suspeitos compartilhados nas redes sociais.

Adotando essas orientações básicas é possível proteger seus dados e evitar cair em golpes na internet. Mantenha-se atualizado e atento às novas ameaças virtuais, para que possa se prevenir e navegar com segurança na internet.

 Gabriel Ferreira, Agência Tatu

Leia Mais:

COMPARTILHE