Um homem foi preso no último domingo (5) em Vitória (ES) após invadir a Escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão.
A detenção, inédita no estado, foi realizada com o auxílio de inteligência artificial integrada às câmeras da Guarda Civil Municipal, que identificaram a invasão e acionaram as autoridades.
O sistema de inteligência artificial, instalado recentemente na unidade escolar, detectou movimentação fora do horário de funcionamento e enviou um alerta para a central de monitoramento da Guarda.
Após confirmar a invasão, uma equipe foi enviada ao local, onde encontrou o suspeito danificando um aparelho de ar-condicionado para retirar peças de cobre.
Durante a abordagem, os guardas localizaram uma mochila contendo uma marreta, uma serra e uma faca. O homem apresentou inicialmente um nome falso, mas foi identificado e constatou-se que ele possuía cinco passagens por furto, uma por roubo e uma por lesão corporal. Ele foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória.
As câmeras com inteligência artificial, utilizadas desde 2024, integram um projeto de modernização da segurança pública em Vitória, com o objetivo de prevenir crimes e aumentar a eficácia das operações policiais.
Essa primeira prisão com apoio da tecnologia marca um avanço no uso de ferramentas digitais para combater delitos na capital capixaba.
Fonte: CNN Brasil
Leia mais: