domingo, 14 de julho de 2024

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População ganha “Espaço do Consumidor” no PAC do Parque 10

A população terá a partir desta sexta-feira, um espaço destinado a “defesa do consumidor” no PAC do Parque 10. Os atendimentos acontecem das 9h às 17h.
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Espaço do Consumidor

A partir desta sexta-feira, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) ganham um novo Espaço do Consumidor.

Nesse sentido, o espaço vai oferecer diversos serviços ao público. A ideia é ficar mais próximo do cidadão amazonense no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do Parque 10.

Os atendimentos serão oferecidos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no PAC dentro do shopping Parque 10 Mall. Dessa forma, o espaço é um dos nove PACs coordenados pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e espalhados pela capital.

O PAC foi reaberto no mês passado, dois anos após as atividades ficarem paralisadas. Além disso, atualmente, o local conta com o serviço de 1ª e 2ª vias de emissão de documentos, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

‘Espaço do Consumidor’

No local, o Ipem-AM atenderá denúncias, reclamações e vai prestar orientações aos consumidores sobre a medição de hidrômetros e medidores de energia elétrica, bem como denúncias de produtos abaixo do peso, sem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e combustível – no que se refere à quantidade líquida abastecida em veículos.

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A exemplo da atuação em outras sedes do PAC, o Procon-AM fará atendimentos com hora marcada. No local, o consumidor poderá abrir reclamações, apresentar denúncias e fazer negociação de dívidas.

O órgão seguirá também com o atendimento via Consumidor.Gov no local – assim como ocorre na sede da avenida André Araújo, a população poderá acessar o serviço e ter contato direto com as empresas cadastradas.

Multas e parcelamentos de débitos

Entre os serviços prestados pelo setor jurídico do Ipem-AM estão as emissões da Guia de Recolhimento da União (GRU) referente aos serviços e multas; parcelamentos, quitação de débitos e consulta de processos em andamento.

Os mesmos podem ser solicitados diretamente no PAC ou ainda, no telefone (92) 98439-5658 WhatsApp e via e-mail:projur.ipemam@gmail.com.

Contatos

O Ipem disponibiliza o telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou se preferir o consumidor pode enviar um e-mail para ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br e acessar o site www.ipem.am.gov.br

O Procon-AM já retomou os atendimentos presenciais, que ocorrem apenas mediante agendamento pelo (92) 3215-4009. Os consumidores podem abrir reclamação também pelos números 0800 092 1512, (92) 3215-4012, 3215-4015 e pelos e-mails duvidasprocon@procon.am.gov.br e fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.

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