fbpx

segunda, 14 de junho de 2021

Zé Ricardo comanda audiência sobre Covid entre indígenas da Amazônia

Deputado pelo Amazonas vai promover um debate na Câmara Federal sobre a situação dos indígenas da região e que estão sofrendo no meio da pandemia.

10 de maio de 2021

Compartilhe

José Ricardo alerta que situação dos indígenas está próxima do genocídio. (Foto: Reprodução)

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia realiza audiência pública na próxima sexta-feira (14) para debater a “Política Indígena e as consequências da Covid-19 aos povos indígenas”. O encontro será no plenário 12, às 9 horas, e será interativo. O encontro foi pedido pelo deputado federal do Amazonas José Ricardo Wendling (PT)

José Ricardo e Airton Faleiro (PT-PA), que também pediu a audiência, citam um documento assinado por 32 procuradores onde afirmam que “o cenário de risco de genocídio dos povos indígenas reclama ações emergenciais dos órgãos e entes públicos, Secretaria Especial de Saúde Indígena, União, Estados e Municípios, de forma complementar, coordenada e integrada, sobretudo na prevenção da disseminação da doença entre os povos indígenas, mas também na garantia do pleno atendimento, evitando a ocorrência de ‘pontos cegos’ e a evolução dos casos eventualmente constatados decorrente da demora no atendimento”.

Foram convidados para a audiência:

  • O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai);
  • O representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva;
  • O representante da Fiocruz Amazônia;
  • O representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil;
  • O representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira; e
  • O procurador da 6ª Câmara do Ministério Público Federal, que trata de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Entusiasmo de governador e prefeito esbarra na vontade da população

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

14 de junho de 2021

PEC da Guarda Municipal avança, mas sem trechos inconstitucionais

A proposta para regulamentação da Guarda Municipal armada no Amazonas tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa e deve entrar em pauta nesta quarta-feira (16).

14 de junho de 2021

Supremo abre crise na CPI com decisões divergentes sobre sigilos

Analisando casos de quebras dos sigilos telefônico e telemático, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski tomaram decisões bastante diferentes.

14 de junho de 2021

Parceria com David na imunização vai ter ‘bis’ nos próximos dias, diz Wilson

Governador e prefeito comemoraram os números alcançados na ação do final de semana e agradeceram aos profissionais da saúde envolvidos na operação.

14 de junho de 2021

Depoimento de Marcellus Campêlo pode evidenciar omissões de Bolsonaro

O ex-secretário de Saúde do Amazonas deve ser questionado acerca da crise de oxigênio vivida em janeiro e da imposição do tratamento precoce pelo Ministério da Saúde.

14 de junho de 2021

Deputados levam indícios de crime de responsabilidade de Bolsonaro ao TCU

Os dados foram apresentado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) também à CPI da Covid. O desvio de valores destinados a publicidade seriam de R$ 52 milhões.

14 de junho de 2021

Pesquisa da Exame aponta 50% de desaprovação ao governo Bolsonaro

Maior percentual dos mais de 1,2 mil entrevistados afirmou reprovar o atual governo. Maior parcela também é contra a realização da Copa América no país.

13 de junho de 2021

Lewandowski e Alexandre de Moraes mantêm quebras de sigilos aprovadas na CPI

Os senadores da CPI da Covid pediram a quebra de sigilo dos ex-ministros Eduardo Pazuello e Ernesto Araújo e da secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro.

13 de junho de 2021