fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Wilson se une a líderes internacionais para proteger povos da floresta

Em sua gestão, Wilson Lima também reativou o Comitê Global de Povos Indígenas e Comunidades Locais, que reúne 17 ONGs, 34 governos e 18 organizações de povos indígenas.

17 de março de 2022

Compartilhe

Do encontro desta quinta-feira sairá a assinatura de um memorando com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) (Foto: João Luiz Onety)

Nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), Manaus está sob os holofotes do mundo em razão da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas (GCF Task Force – sigla em inglês), evento que está sendo realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Anfitrião e atual presidente do GCF, o governador Wilson Lima abriu o encontro nesta quinta-feira (17) anunciando o lançamento do programa Guardiões da Floresta, uma reestruturação do antigo Bolsa Floresta, que agora passa a ser administrado pelo Estado. Em seu discurso, o governador falou dos desafios que a pandemia impôs ao mundo e destacou a necessidade de preservar a região amazônica e seus povos indígenas.

“Nós estamos no maior Estado do mundo, o Amazonas tem a maior extensão de floresta do mundo. Aqui nós temos 97% das nossas florestas preservadas. Hoje nós estamos lançando o Guardiões da Floresta, que é o maior programa de incentivo ambiental do mundo e que irá beneficiar 26 mil famílias que moram em reservas de desenvolvimento sustentáveis. São pessoas que vivem do manejo do pirarucu, quelônios, florestal, que vivem dos recursos da floresta e fazem uso deles de forma racional. Essa regularização fundiária é importante porque nos leva a avançar em outras questões burocráticas. Daqui deste encontro sairá um documento importante para todos nós, para os povos da floresta”, disse.

A abertura do evento contou ainda com a participação do embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Rudd; do representante da Embaixada da Alemanha, Franziska Troger; do representante da Embaixada do Estados Unidos, Glenn Fedzer; entre outras autoridades de vários países como México, Colômbia, Equador e Indonésia.

William Boyd, representante da GCF expressou gratidão ao a Wilson Lima e de como ele conduziu a força tarefa enquanto presidente da GCF.

“Obrigado governador Wilson Lima por sua perseverança mesmo durante a pandemia, eu gostaria de agradecer seu apoio ao GCF Task Force. A pandemia de COVID-19 nos relembrar como somos frágeis nada será igual depois da pandemia”.

Confira galeria:

Sobre o GCF

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o evento mobilizou os governadores do Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso, além de cinco governadores da Colômbia, México, Indonésia e Peru, e mais de 150 lideranças de diversos países.
As temáticas dos debates são sobre conhecimento, tecnologia, inovação, pesquisa, financiamento, parceria, implantação de governança, políticas públicas e outras ações voltadas ao combate das mudanças climáticas e em defesa das florestas tropicais do mundo.

Uma das ações importantes será a assinatura do Plano de Ação de Manaus (MAP), documento que norteará as próximas ações da Força-Tarefa, com foco em encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável de regiões com florestas, atuando também em questões complexas como as desigualdades sociais.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022