Com 27 quilômetros, os anéis Viários Leste e Sul interligarão as zonas norte, leste e centro-sul de Manaus, proporcionaram maior fluidez no tráfego de veículos.
Governador Wilson Lima (Foto:Divulgação/Secom)
O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou nesta terça-feira (25) a retomada das obras do Anel Sul e Anel Leste, os maiores projetos de mobilidade urbana da cidade de Manaus.
Com 27 quilômetros, os anéis Viários Leste e Sul interligarão as zonas norte, leste e centro-sul de Manaus. As obras proporcionaram maior fluidez no tráfego, encurtarão a distância entre as zonas da cidade, evitarão congestionamentos e reduzirão o tempo de transporte.
O Anel Sul fará a ligação entre a ponte do Tarumã até o Sivam. Já o Anel Leste, segundo o governador, será fundamental para o escoamento das carretas do Distrito Industrial e também para quem acessa a zona norte da capital.
O projeto do Anel Leste está mais de 20% executado. Já houve a construção de cinco pontes, três passagens de fauna e sete galerias.
Também nesta terça-feira, o governador autorizou o início do pagamento de indenizações a 93 proprietários de imóveis que serão desapropriados na área de construção do anel viário. Os investimentos são de R$ 12,5 milhões. Com as desapropriações será dada continuidade a outras fases importantes da obra.
“Nós estamos trabalhando para que nesse ano a gente pavimente pelo menos oito quilômetros e já faça a interligação entre esses dois pontos (Distrito e zona norte). Isso vai facilitar muito o trânsito, vai dar mais tranquilidade para quem trafega e também para os condutores que passam pelo V8, pela General Rodrigo Otávio, pelo Centro de Manaus. O objetivo é desafogar o trânsito”, completou Wilson Lima.
O contrato do Anel Leste foi assinado em 2013, mas o projeto ficou paralisado por cerca de cinco anos, tendo iniciado em 2019 por determinação do governador Wilson Lima.
Da Redação, com informações da assessoria
Leia Mais: