fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Wilson lança editais para o setor cultural que somam mais de R$ 8 milhões

O governador lançou um pacote de ações para os setores da cultura e economia criativa que foram, segundo ele, duramente afetados pela pandemia.

27 de agosto de 2021

Compartilhe

Anúncio dos investimentos foi feito no palco do Teatro Amazonas (Foto: João Luiz Onety)

Nesta sexta-feira (27), o governador Wilson Lima lançou o programa +Cultura, um pacote de ações voltadas a este segmento e à economia criativa. Os investimentos iniciais somam mais de R$ 8 milhões em três editais – Amazonas Criativo, Equipa Cultura e Amazonas Cultura em Rede – para fomentar atividades do setor. As ações incluem programações culturais inéditas e novas vagas para Corpos Artísticos do Estado e para o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

De acordo com o governador, os editais devem contemplar mais de 280 projetos e beneficiar mais de três mil artistas de pelo menos 59 municípios do Amazonas.

Wilson também rememorou os artistas que perderam a vida para o Covid e que, hoje, não podem acompanhar a retomada das atividades culturais, destacando que os projetos também são uma homenagem a cada um deles.

“O setor de cultura foi o primeiro a ter suas atividades restringidas. A cultura é importante para fortalecer nossas raízes, contar nossas histórias, para projetar o nosso futuro, mas acima de tudo, há famílias envolvidas com a arte e pudemos provar isso na pandemia. E vimos o quanto foram penalizadas”, disse Wilson Lima, citando ainda a ajuda que o governo deu à classe, com o Auxílio Estadual.

Como dito pelo governador, os trabalhadores da cultura foram muito afetados pela pandemia, muitos ficaram impossibilitados de trabalhar por conta das restrições que tinha como objetivo conter a propagação do novo coronavírus.

Nesse segundo semestre, com o avanço da vacinação, alguns trabalhadores parecem poder começar a respirar e pensar no recomeço das atividades. Como é o caso do produtor cultural Mayking Andrade, que trabalha com hip-hop e ficou sem poder realizar eventos de dança nos bairros da cidade. Ele afirma que vai participar dos editais e que espera melhorar de vida ainda nos próximos meses de 2021.

Mayking Andrade é produtor cultural e leva atividades de dança aos bairros de Manaus (Foto: João Luiz Onety/RealTime1)

Quem pode participar?

Podem participar propostas de articulação em rede que compreendam o universo das Artes Visuais, das Artes Cênicas (Circo, Dança e Teatro), do Audiovisual, da Música, da Literatura, da Cultura Afro-Brasileira, da Cultura Hip Hop, da Cultura Popular, do Folclore, da Cultura Indígena, das Artes Integradas e da Economia Criativa (Design, Moda, Patrimônio Cultural Material, Cultura Digital e Área Técnica).

Inscrições

As inscrições são gratuitas e on-line por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, e jurídicas, com Cadastro Estadual de Cultura do Amazonas aprovado. Os editais já estão disponíveis para consulta pública no Portal da Cultura e as sugestões devem ser enviadas até 2 de setembro para o e-mail asplan@cultura.am.gov.br.

Ações comemorativas para os 125 anos do Teatro Amazonas e outras programações

Em setembro de 2021, o principal monumento do Estado completa 125 anos e o Governo prevê uma série de ações para comemorar a data.

Uma das novidades é o Festival de Circo, previsto para o mês de outubro. A realização está prevista para outubro de 2021, com duração de três dias, nos espaços culturais como Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, Centros de Convivências (Aparecida, Compensa e Cidade Nova) e Largo de São Sebastião.

Ainda para o mês de outubro, estão programados o lançamento do novo site do Teatro Amazonas e uma revista temática. Para novembro, deverá ser lançada uma mostra de filmes e documentários.

Uma visita performática, que promete muitas surpresas, e que torna o público ativo nas comemorações, deverá fechar a programação do ano, no dia 31 de dezembro.

Texto: João Luiz Onety, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima iniciou entrega do Auxílio Permanente em Maués e Parintins

No total, o Governo do Estado já levou a ajuda financeira para 20 cidades do interior. Em todo o estado, mais de 140 mil cartões já foram entregues.

27 de novembro de 2021

CPI da Covid: PGR envia ao STF dez medidas a serem adotadas após relatório

Os senadores do G7 - grupo majoritário da CPI - entregaram o relatório a Aras no dia 27 de outubro, um dia após o encerramento dos trabalhos da comissão.

27 de novembro de 2021

Bolsonaro: quem viajar da Argentina para o Brasil pode ter quarentena de 4 dias

Presidente diz que quem vem viaja da Argentina de carro para o Brasil não ha problemas. No entanto, quem viajar de avião tem que ficar quatro dias em quarentena.

27 de novembro de 2021

Coari: Justiça libera entrega de cartões do Auxílio Estadual e cestas básicas

No último dia 20, populares se revoltaram com o ex-prefeito de Coari, Adail Filho, após a juíza da eleição suplementar, Mônica do Carmo, ter proibido a entrega dos cartões.

26 de novembro de 2021

‘Dinheiro pro espaço’: Aleam compra direito de uso em satélite

Mesmo diante de uma grave crise econômica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade não tem feito esforços para poupar o erário público.

26 de novembro de 2021

Plínio vota em Eduardo Leite e descarta Arthur Neto nas prévias do PSDB

'Manda quem tem mandato. E eu tenho', diz Plínio sobre disputa com Arthur. Avalia disputar a eleição para o Governo, mas não conta com a garantia de apoio do ex-prefeito.

26 de novembro de 2021

Prefeito reúne secretariado para alinhar estratégias econômicas para 2022

Entre os projetos está a construção de seis viadutos; o Mirante da Ilha de São Vicente; o Mirante “Encontro das Águas” Rosa Almeida; e a reforma de paradas de ônibus.

26 de novembro de 2021

Candidato à presidência pelo PSDB deve ser revelado neste sábado

Após cinco dias de suspensão por conta de problemas no aplicativo de votação, o PSDB vai retomar suas prévias presidenciais a partir deste sábado (27), das 8h às 17h.

26 de novembro de 2021