quinta-feira, 18 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Wilson anuncia construção do Hospital Regional de Manacapuru com 175 leitos

A previsão é que a licitação da obra ocorra em junho, com o início da execução em setembro. O Hospital terá ala de internação, Pronto-Socorro Adulto e Infantil e maternidade.
COMPARTILHE
Hospital

O governador Wilson Lima apresentou, nesta sexta-feira (13), o projeto de construção do Hospital Regional de Manacapuru, na região metropolitana de Manaus. A nova unidade hospitalar terá 175 leitos, dos quais 32 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O investimento será de mais de R$ 82 milhões, com a geração de mais de 2 mil empregos. Parte dos recursos, R$ 15 milhões, é oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Átila Lins.

A apresentação ocorreu durante as ações do Governo Presente no município (a 68 quilômetros de Manaus). A previsão é que a licitação da obra ocorra em junho, com o início da execução em setembro. Será um Hospital Geral, com ala de internação, Pronto-Socorro Adulto e Infantil e Maternidade, com centro cirúrgico e parque de imagem completo. Dos 32 leitos de UTI, 14 serão para o público adulto, 12 infantil e seis neonatal.

“É um hospital regional para atender Manacapuru e mais pelo menos seis municípios da região. É um hospital com uma grande estrutura, vai ser o maior e o mais moderno do interior do estado, de alta complexidade. É uma obra que vai ajudar muito as pessoas que moram aqui e que, daqui mais um tempo, não terão a necessidade de se deslocar para a capital para poder ter um atendimento”, ressaltou Wilson Lima.

A obra, que será executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), integra o programa Saúde Amazonas, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do qual o Governo do Estado está estruturando hospitais regionais em municípios polos do interior.

A estimativa é que 219 mil pessoas de sete municípios sejam beneficiadas. A unidade será referência para a população de Manacapuru e, também, de Anori, Anamã, Beruri, Caapiranga, Codajás e Novo Airão.  As fases de licenciamento da obra já iniciaram a partir da expedição, pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Licença Prévia.

A obtenção de Licença Prévia é a primeira de três etapas do processo de licenciamento ambiental da obra, que antecedem a Licença de Instalação.  A partir de agora, a UGPE tem condições de saber quais os requisitos ambientais precisam ser cumpridos para que a obra avance.

Com informações da Secom

Leia Mais:

COMPARTILHE
QUEDA DE BRAÇO