fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

Versão reforçada: crise de oxigênio em Manaus durou apenas 2 dias

Tese defendida pelo ex-ministro Eduardo Pazuello e pelo ex-secretário-executivo Élcio Franco sobre o desabastecimento de oxigênio em Manaus foi repetida por Marcellus.

15 de junho de 2021

Compartilhe

A falta de oxigênio em Manaus é um dos pontos centrais do depoimento de Campêlo (Foto: Agência Senado)

O ex-secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, repetiu, no depoimento que presta na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 do Senado Federal nesta terça (15), o argumento de que o desabastecimento de oxigênio na rede hospitalar de Manaus durou apenas dois dias: 14 e 15 de janeiro. A afirmativa irritou os senadores do Amazonas que participam da CPI.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), lembrou que Marcellus que estava sob juramento e que os relatos das pessoas eram claros sobre o problema de desabastecimento. O senador Eduardo Braga (MDB) usou um vídeo datado de 26 de janeiro no qual um cidadão denunciava a morte de um sobrinho de 19 anos, ocorrida no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, por falta de oxigênio.

Após a exibição do conteúdo, Marcellus garantiu que não houve registro de morte por falta de oxigênio, naquele dia, no 28 de Agosto, e rebateu às imagens veiculadas dizendo que a “intermitência” no abastecimento da rede aconteceu somente nos dois dias referidos, mas confirmou que outros clientes da White Martins sofreram com o desabastecimento do oxigênio por mais tempo.

“Uma coisa é faltar na rede (do Estado). Outra coisa é [faltar] para paciente não hospitalizado”, defendeu-se Campêlo.

Subida no consumo do oxigênio questionada

O ex-secretário estadual de Saúde do Amazonas também foi questionado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) sobre o que anunciou no início da sessão de hoje, quando relatou que, até o dia 7 de janeiro, o consumo de oxigênio estava normal e que até o dia 13 já era nove vezes maior.

“Como foi isso? O senhor não detectou o aumento contínuo no consumo deste insumo?”, questionou o senador.

Após a indagação do senador sergipano, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), interviu e antecipou a resposta de Campêlo, lembrando que houve uma decisão do Governo do Amazonas por decretar lockdown em Manaus a partir do dia 26 de dezembro, mas que teve que voltar atrás pela pressão de empresário e ver a explosão de casos poucos dias depois.

Campêlo reafirmou a versão apresentada por Aziz, mas a resposta irritou vários senadores, como a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que acusou o ex-secretário do Amazonas de tentar infantilizar a comissão, pois “é impossível comparar os números de mortos e essa tese de que faltou oxigênio apenas por dois dias”.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Judeus discutem ‘paz’ com deputada que recepcionou neta de nazista

Evento, organizado pelo rabino da sinagoga BetShalom de Manaus, acontece uma semana após a deputada Bia Kicis receber, na Câmara Federal, a deputada Beatrix von Storch.

28 de julho de 2021

Praça Nestor Nascimento vai ganhar placa e será reinaugurada, diz David Reis

Oscarino Varjão, o ventríloquo que deu vida ao personagem Peteleco, também será homenageado no local e ganhará um busto exposto no espaço localizado na Praça 14.

28 de julho de 2021

‘Isso é fake news’, diz Marcus Barros sobre candidatura ao Senado

Indicado por veículos de imprensa como provável candidato ao Senado pelo PT, Marcus Barros afirma que nunca recebeu convite e que não o aceitaria.

28 de julho de 2021

Recado antidemocrático de Braga Netto era para STF e não para Lira

Na semana passada, a manchete do Estadão mostrou um recado do ministro da Defesa, general Braga Netto, condicionando às eleições a aprovação do voto impresso.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, AM destaca investimentos e avanços no setor rural

O Idam, neste dia, ressaltou o compromisso de intensificar ainda mais a presença no campo para assistir os mais de 80 mil agricultores familiares do Amazonas.

28 de julho de 2021

David pede que CMM revogue lei que ‘apaga’ memória de Nestor

Secretaria de Comunicação do município confirmou que o prefeito vai encaminhar um projeto pedindo para revogar a lei que trocou o nome de praça que homenageia líder negro.

28 de julho de 2021

Polêmico ‘PL da Grilagem’ é desafio pós-recesso para Bosco Saraiva

O projeto de Lei nº 2633 tramita desde 2019 na Câmara dos Deputados, mas enfrenta crítica dentro e fora do mundo político por facilitar a grilagem de terras.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, Governo Federal usa imagem de caçador para homenagem

A imagem escolhida para publicação do Dia do Agricultor nas redes sociais da @SecomVC, do Governo Federal, recebeu um enxurrada de críticas e foi considerada um 'absurdo'.

28 de julho de 2021