fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

Vereadores desconheciam estrutura do aterro municipal de Manaus

Eles ficaram surpresos com a capacidade de geração de energia sustentável a partir do lixo. A usina de biogás instalada no aterro sanitário, tem capacidade de 10 megawatts.

23 de março de 2021

Compartilhe

Vereadores ainda não sabiam do trabalho realizado no aterro (Foto: Divulgação)

Um grupo de trinta e dois vereadores de Manaus, esteve nessa segunda-feira (22) visitando o aterro sanitário da capital e se surpreendeu com o tamanho do local, mostrando que os parlamentares desconheciam o trabalho realizado lá.

Parte dos vereadores é estreante no parlamento, mas outros que já atuam no legislativo há mais de um mandato, como o próprio presidente David Reis (Avante), desconheciam o trabalho no local.

“Eu, que estou no exercício do meu terceiro mandato, nunca tinha pisado no aterro municipal. E ontem, de igual forma, também fiquei surpreso por essa falta de sinergia e não ida ao aterro, que todos nós culturalmente chamamos de lixão, e quando pude visitar com meus 31 colegas vereadores, ficamos surpresos positivamente”, revelou David Reis durante a sessão plenária desta terça-feira (23).

Acompanhados do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, os parlamentares visitaram a estrutura localizada no quilometro 19 da rodovia estadual AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Um dos aspectos que surpreenderam os vereadores foi a capacidade de geração de energia sustentável a partir do lixo. A usina de biogás instalada no aterro sanitário, tem capacidade de geração estimada em 10 megawatts, o suficiente para abastecer vários bairros de Manaus.

“Os vereadores precisavam vir aqui para conhecer como funciona este aterro sanitário, o terceiro mais bem estruturado do país, iniciado na gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa, que o prefeito David Almeida pretende dar continuidade”, afirmou Sabá Reis lembrando que até 2024 a prefeitura terá que desativar e dar outra destinação ao aterro sanitário.

O secretário informou, inclusive, que já existem empresas interessadas em explorar o biogás gerado pelo aterro sanitário. Segundo ele, em breve David Almeida deverá anunciar quem são os interessados.

Texto: Milena Soares, com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Judeus discutem ‘paz’ com deputada que recepcionou neta de nazista

Evento, organizado pelo rabino da sinagoga BetShalom de Manaus, acontece uma semana após a deputada Bia Kicis receber, na Câmara Federal, a deputada Beatrix von Storch.

28 de julho de 2021

Praça Nestor Nascimento vai ganhar placa e será reinaugurada, diz David Reis

Oscarino Varjão, o ventríloquo que deu vida ao personagem Peteleco, também será homenageado no local e ganhará um busto exposto no espaço localizado na Praça 14.

28 de julho de 2021

‘Isso é fake news’, diz Marcus Barros sobre candidatura ao Senado

Indicado por veículos de imprensa como provável candidato ao Senado pelo PT, Marcus Barros afirma que nunca recebeu convite e que não o aceitaria.

28 de julho de 2021

Recado antidemocrático de Braga Netto era para STF e não para Lira

Na semana passada, a manchete do Estadão mostrou um recado do ministro da Defesa, general Braga Netto, condicionando às eleições a aprovação do voto impresso.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, AM destaca investimentos e avanços no setor rural

O Idam, neste dia, ressaltou o compromisso de intensificar ainda mais a presença no campo para assistir os mais de 80 mil agricultores familiares do Amazonas.

28 de julho de 2021

David pede que CMM revogue lei que ‘apaga’ memória de Nestor

Secretaria de Comunicação do município confirmou que o prefeito vai encaminhar um projeto pedindo para revogar a lei que trocou o nome de praça que homenageia líder negro.

28 de julho de 2021

Polêmico ‘PL da Grilagem’ é desafio pós-recesso para Bosco Saraiva

O projeto de Lei nº 2633 tramita desde 2019 na Câmara dos Deputados, mas enfrenta crítica dentro e fora do mundo político por facilitar a grilagem de terras.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, Governo Federal usa imagem de caçador para homenagem

A imagem escolhida para publicação do Dia do Agricultor nas redes sociais da @SecomVC, do Governo Federal, recebeu um enxurrada de críticas e foi considerada um 'absurdo'.

28 de julho de 2021