fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Vereadores desconheciam estrutura do aterro municipal de Manaus

Eles ficaram surpresos com a capacidade de geração de energia sustentável a partir do lixo. A usina de biogás instalada no aterro sanitário, tem capacidade de 10 megawatts.

23 de março de 2021

Compartilhe

Vereadores ainda não sabiam do trabalho realizado no aterro (Foto: Divulgação)

Um grupo de trinta e dois vereadores de Manaus, esteve nessa segunda-feira (22) visitando o aterro sanitário da capital e se surpreendeu com o tamanho do local, mostrando que os parlamentares desconheciam o trabalho realizado lá.

Parte dos vereadores é estreante no parlamento, mas outros que já atuam no legislativo há mais de um mandato, como o próprio presidente David Reis (Avante), desconheciam o trabalho no local.

“Eu, que estou no exercício do meu terceiro mandato, nunca tinha pisado no aterro municipal. E ontem, de igual forma, também fiquei surpreso por essa falta de sinergia e não ida ao aterro, que todos nós culturalmente chamamos de lixão, e quando pude visitar com meus 31 colegas vereadores, ficamos surpresos positivamente”, revelou David Reis durante a sessão plenária desta terça-feira (23).

Acompanhados do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, os parlamentares visitaram a estrutura localizada no quilometro 19 da rodovia estadual AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Um dos aspectos que surpreenderam os vereadores foi a capacidade de geração de energia sustentável a partir do lixo. A usina de biogás instalada no aterro sanitário, tem capacidade de geração estimada em 10 megawatts, o suficiente para abastecer vários bairros de Manaus.

“Os vereadores precisavam vir aqui para conhecer como funciona este aterro sanitário, o terceiro mais bem estruturado do país, iniciado na gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa, que o prefeito David Almeida pretende dar continuidade”, afirmou Sabá Reis lembrando que até 2024 a prefeitura terá que desativar e dar outra destinação ao aterro sanitário.

O secretário informou, inclusive, que já existem empresas interessadas em explorar o biogás gerado pelo aterro sanitário. Segundo ele, em breve David Almeida deverá anunciar quem são os interessados.

Texto: Milena Soares, com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Patrimônio de Arthur Neto cresceu 1496% entre 2016 e 2022

Arthur Neto pediu o registro de candidatura ao Senado na sexta-feira e declarou possuir R$ 2,5 milhões em bens. Nas eleições de 2016, o tucano declarou R$160,7 mil.

14 de agosto de 2022

Moraes assume TSE após carreira centralizadora e ligada à política

Moraes é personagem central no noticiário nacional dos últimos anos devido aos inquéritos sob sua responsabilidade que investigam o presidente Jair Bolsonaro e apoiadores.

14 de agosto de 2022

Bolsonaro e Lula travam disputa sobre valor do Auxílio Brasil

Após acusação do petista de que o auxílio tem duração até o fim do ano e de que pretende, se eleito, mantê-lo em 2023, Bolsonaro disse que o benefício será mantido em 2023.

14 de agosto de 2022

Presidenciáveis dão largada na campanha com foco no Sudeste

Região Sudeste concentra 42,6% dos eleitores do país. A dois dias do início da propaganda eleitoral gratuita, Lula se mantém na dianteira, enquanto Bolsonaro cresce.

14 de agosto de 2022

TRE-AM dá nome a cartório eleitoral de indigenista assassinado em Atalaia do Norte

O pleno do TRE-AM reconheceu, por unanimidade, colaboração do indigenista Bruno Pereira, assassinado em junho no Vale do Javari, par a instalação de novas seções eleitorais.

13 de agosto de 2022

Michelle assume protagonismo na marcha para Jesus com evangélicos

Durante a marcha, presidente falou em 'luta contra o comunismo' e convocou população para ato em Copacabana no Sete de Setembro.

13 de agosto de 2022

Wilson adere ao TikTok para ampliar comunicação com eleitores

Wilson Lima anuncia adesão ao TikTok convocando seguidores e fazendo dancinha, para buscar o eleitorado mais jovem, maioria dos perfis do aplicativo.

13 de agosto de 2022

Com medo de rejeição, aliados escondem Bolsonaro nas redes sociais

Aliados oficiais do PL não mencionaram o mandatário nenhuma vez no atual semestre. Dos 27 palanques que Bolsonaro já garantiu, 10 não fazem menção a ele nas redes sociais.

13 de agosto de 2022