fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Vereadores de oposição querem CPI da Educação em Tabatinga

Afastado do cargo por 90 dias, o prefeito de Tabatinga, Saul Bemergu (MDB) e mais oito secretários são investigados pela Justiça Federal por desvios de recursos da Educação.

14 de julho de 2021

Compartilhe

Com o afastamento do prefeito, quem assume é o vice-prefeito até que haja esclarecimentos sobre os fatos pela Justiça Federal (Foto: Divulgação)

Cinco vereadores do município de Tabatinga, a 1.106 quilômetros de Manaus, protocolizaram nesta terça-feira (13) um requerimento solicitando ao presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Bardales (PROS) a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Educação.

A iniciativa visa a investigar o envolvimento do prefeito de Tabatinga Saul Bemerguy (MDB), do vice-prefeito Plínio Cruz (Republicanos) e seus secretários por desvios de recursos federais.

O pedido foi aberto pelos vereadores Dr. Junior Olimpio (PSD), Deney (PP), Marcela Tenório (Cidadania), Arlinda (PP), Testa (PSL) com base na operação Maguta, deflagrada pela Polícia Federal no município, que apura possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa, fraude em licitação, desvio de recursos públicos, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Assinaturas suficientes

Os parlamentares de Tabatinga afirmam que há fortes indícios de envolvimento do prefeito e de servidores do município no desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Caso seja aceito pela Câmara, o processo já tem assinaturas suficientes para a abertura.

O grande empecilho para a apuração dos fatos dentro da Câmara Municipal de Tabatinga é o parentesco. Paulo Bardales é genro de Saul Bemerguy. Mesmo com constantes denúncias de irregularidades, o presidente da Câmara se abstém de se posicionar contra o prefeito.

“Estamos confiantes que desta vez o protecionismo não irá vigorar. Os desvios do dinheiro público afetam cada morador de Tabatinga, que deixa de receber serviços de qualidade por má aplicação dos recursos”, afirmou Dr. Junior Olimpio.

O prefeito foi afastado do cargo por 90 dias, juntamente com oito servidores que estão proibidos de transitar nas dependencias as repartições públicas. Quem assume a vaga é o vice-prefeito até que haja esclarecimentos sobre os fatos pela Justiça Federal.

Texto: Giovanna Marinho

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Sabá Reis, secretário da Semulsp, testa positivo para a Covid-19

Sabá é o terceiro secretário de David Almeida que testa positivo para a Covid nos últimos cinco dias. No dia 13, os titulares da Semcom e Semsa também testaram positivo.

18 de janeiro de 2022

Quadro pandêmico e período de chuvas faz CMM antecipar retorno das férias

O presidente David Reis disse que o momento pede que os vereadores se unam às demais autoridades para enfrentar novo quadro da Covid e ajudar pessoas afetadas pelas chuvas.

18 de janeiro de 2022

Prefeito de Rio Preto diz que ‘religião e bolsonarismo’ boicotam vacinação

Anderson Sousa disse que em Rio Preto da Eva tem dado suporte à vacinação até na zona rural, mas que o empecilho tem sido os líderes religiosos que são contra a vacina.

18 de janeiro de 2022

Municípios com baixo índice de vacinação faltam em reunião com Wilson Lima

Reunião vem após fala do governador sobre preocupação com índices de vacinação. Alguns prefeitos culparam a internet como responsável por falhas na atualização dos números.

18 de janeiro de 2022

Governo anuncia retorno do Vacina Amazonas em Iranduba para este sábado

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima como uma das medidas para que os municípios do interior avancem no número de pessoas vacinadas em todo o Amazonas.

18 de janeiro de 2022

Mário de Mello e Josué Neto vão julgar contas do Governo e Prefeitura

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) definiu os relatores das contas do governador Wilson Lima e do prefeito de Manaus, David Almeida, para o exercício de 2022.

18 de janeiro de 2022

Vanda Witoto entra no Rede para fortalecer candidaturas indígenas

Vanda Witoto filia-se à Rede Sustentabilidade para fortalecer candidaturas indígenas em defesa dos povos tradicionais da floresta e da representatividade das mulheres.

18 de janeiro de 2022

MPs e Defensorias recomendam passaporte vacinal ‘geral’ no AM

Para os MPs e Defensorias, não há justificativa na exceção para que os estabelecimentos em geral fiquem sem exigir a comprovação vacinal contra a Covid-19 dos clientes.

18 de janeiro de 2022