fbpx

sexta, 05 de maro de 2021

Vacina da AstraZeneca está liberada para distribuição em Manaus

Plano apresentado pela prefeitura está de acordo com as diretrizes da Fiocruz e do Ministério da Saúde, segundo despacho da juíza Jaiza Fraxe.

27 de janeiro de 2021

Compartilhe

A magistrada fez questão de pontuar que todo o procedimento está sob o olhar do Poder Judiciário Federal (Foto: Reprodução)

A juiza Jaiza Fraxe liberou a distribuição da vacina de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, para aplicação em Manaus. Segundo a magistrada, a Prefeitura de Manaus apresentou o plano de imunização da vacina, que estava suspensa devido à falta de informações sobre como ocorreria a distribuição e vacinação, na capital.

Conforme o despacho, o plano está de acordo com as diretrizes da Fiocruz e do Ministério da Saúde, portanto deve ser aplicado imediatamente.

Nessa terça-feira (26), a mesma magistrada já havia adiantado que a suspensão dos imunizantes em Manaus era temporária e que poderia ser liberada a qualquer momento.

A magistrada fez questão de pontuar que todo o procedimento está sob o olhar do Poder Judiciário Federal e que qualquer desvio na aplicação dos imunizantes será apurado imediatamente.

Vacinas doadas por São Paulo

No mesmo despacho, Jaiza Fraxe informa que ainda não chegou ao conhecimento do judiciário o recebimento das doses prometidas pelo Governo de São Paulo.

“Oficie-se imediatamente à FVS (PNI Estadual), a fim de que informe em 24h a esse juízo se efetivamente tais imunizantes chegaram ao Amazonas, em que data, em quais quantidades e onde estariam localizadas. Na hipótese de a resposta aportar negativa, oficie-se ao EXMO. Sr. Governador de São Paulo, a fim de que informe com maior brevidade ao juízo federal da 1a Vara da SJ-AM se a declaração dada à imprensa de que doaria 60 mil doses se concretizou e quais os dados concretos da remessa”, diz o documento.

Caso as vacinas já estejam em solo manauara, devem ser imediatamente armazenadas e guardadas para inspeção judicial.

Texto: Milena Soares

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Amazonas foi incluído por engano em operação da Polícia Federal

Ao contrário do que foi veiculado em diversos veículos de comunicação, a Operação Quarta Parcela, deflagrada pela Polícia Federal (PF), não incluiu o Amazonas.

4 de março de 2021

REALTIME1 entrevista Marco Freitas, o terceiro candidato a reitor da Ufam

O professor Marco Antônio de Freitas é o atual diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e concorre a reitor em parceria com o professor Raimundo Passos

4 de março de 2021

Cheia deverá afetar até 406 mil pessoas em 19 municípios Amazonas

Representantes da Defesa Civil do Amazonas apresentaram na ALE-AM as ações para conter os danos da cheia dos rios que deve atingir ao menos 19 municípios do Estado.

4 de março de 2021

Reunião com empresários acende expectativa de mais flexibilização

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

4 de março de 2021

Prefeito envia PL à Câmara pedindo suspensão de feriados de 2021

Esse PL concede ao prefeito David Almeida (Avante) a prerrogativa de decidir sobre a manutenção ou suspensão dos feriados e pontos facultativos que constam do calendário.

4 de março de 2021

Sylvio Puga celebra avanços da Ufam e destaca captação de recursos

Entrevistado pela TVRT1, o atual reitor da Ufam e candidato à reeleição disse que buscará a excelência para a instituição caso siga no cargo de reitor.

3 de março de 2021

Reabertura de salões de beleza: a nova pressão sobre o governo

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

3 de março de 2021

REALTIME1 entrevista o reitor e candidato à reeleição Sylvio Puga

Licenciado do cargo para disputar a consulta feita a comunidade universitária, o professor da Faculdade de Estudos Sociais é o segundo a conceder entrevista ao REALTIME1

3 de março de 2021