fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Ufam condena anulação de Bolsonaro a medalha de cientistas do AM

Recuo veio um dia depois da concessão da medalha de mérito científico ao médico Marcus Lacerda, que dirigiu estudo que demonstrou a ineficácia da cloroquina contra covid-19.

7 de novembro de 2021

Compartilhe

O estudo supervisionado por Marcus Lacerda balizou a política de combate ao vírus mundo afora. (Foto: Divulgação)

O corpo docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) repudiou a anulação pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) da medalha de mérito científico aos médicos Marcus Lacerda, pesquisador da Fiocruz e Adele Benzaken, diretora da Fiocruz da Amazônia.

Marcus Lacerda foi o médico que supervisionou um experimento ainda durante o início da pandemia na Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Veira Dourado (FMT-HVD), que demonstrou a ineficácia da cloroquina contra covid-19.

O estudo balizou a política de combate ao vírus mundo afora. Já Adele Schwartz Benzaken foi diretora do departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde, mas foi exonerada no início da atual gestão. “Tal atitude do Senhor Presidente da República, e autointitulado Grão Mestre da Ordem Nacional do Mérito Cinetífico, se reveste em grave ofensa não somente aos ilustres, mas também a todos que dedicam as duas vidas ao desenvolvimento e à divulgação do conhecimento em nossa Sociedade, e em especial na Região Amazônica”, diz a nota de desagravo da Ufam.

O presidente concedeu as condecorações no dia 4, um dia depois voltou atrás e cancelou a honraria a Lacerda e Benzaken. No mesmo decreto, Bolsonaro se premiou com a medalha científica. O médico epidemiologista Cesar Victoria liderou um movimento de médicos que recusaram a condecoração. Depois dele, cientistas condecorados desistiram de receber a comenda.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

BID aprova empréstimo de 80 milhões de dólares para o Prosamin+

Processo segue para o Senado para a aprovação da Operação de Crédito Internacional pela União, antes da assinatura do contrato

2 de dezembro de 2021

Plínio quer saber de onde partiu ordem de queimar flutuantes no rio Madeira

Plínio Valério acredita que o governo brasileiro, em termos de mineração, vem sendo levado a cumprir leis "paridas" na Europa por "forças estranhas".

2 de dezembro de 2021

Senado aprova André Mendonça para ocupar vaga de ministro no STF

O próximo passo para a entrada de Mendonça no STF é a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU), em um decreto assinado pelo chefe do Executivo.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Justiça do Senado aprova André Mendonça para o STF

Após 4 meses de espera, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a indicação de André Mendonça ao STF. Placar foi de 18 votos a favor e 9 contra.

1 de dezembro de 2021

Câmara adia votação de projetos para homenagear secretário de David

O secretário de feiras Renato Júnior recebeu a medalha de ouro Guilherme Moreira na área de comércio. Sessão solene inviabilizou votação de pauta com 14 projetos de lei.

1 de dezembro de 2021

PDT flerta com Carol Braz de olho no Governo do Amazonas em 2022

Carol Braz confirmou ao RealTime1 que terá reunião nesta quinta-feira (2) com o presidente do PDT Nacional, Carlos Luppi, sobre o convite para se filiar ao partido.

1 de dezembro de 2021

Clientes devem ser notificados antes de vistoria em medidores de água ou luz

Projeto de lei foi de autoria dos deputados Sinésio Campos, Carlinhos Bessa e Dermilson Chagas, que são membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Amazonas Energia.

1 de dezembro de 2021

Wilson anuncia entrega da AM-070 duplicada para o dia 20 de dezembro

Governador fez o anúncio enquanto fiscalizava a pavimentação dos últimos 300 metros da estrada; próxima etapa é a instalação de 11 quilômetros de sinalização da rodovia.

1 de dezembro de 2021