O deputado federal Zé Ricardo (PT), que integra o Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento Regional da equipe de transição do presidente eleito Lula, afirma que o relatório preliminar entregue nesta quarta-feira (30) ao coordenador técnico do governo de transição, o ex-ministro Aloizio Mercadante, traz uma análise da atual gestão da Suframa.
O documento faz um diagnóstico sobre a atuação, necessidades e problemas da autarquia.
“Em relação à Suframa temos a necessidade de investimentos para ele se reestruturar e ser ampliada. [A Suframa] está precisando de pessoal, de concurso público, além de sua atuação para fora de Manaus, na questão do desenvolvimento regional”.
Além do diagnóstico sobre a Suframa, Zé Ricardo garante que o relatório é enfático quanto a defesa do modelo da Zona Franca e apresenta dados sobre a situação atual das áreas de investimentos e administração de recursos, principalmente do Fundo Constitucional do Norte (FNO) e de órgãos de fomento ao desenvolvimento, como a Sudam.
O parlamentar acrescenta que o documento traz ainda informações sobre a aplicação dos recursos em P&D na região.
“Se essa questão for dinamizada vai garantir recursos para o Amazonas para gerar empregos, trabalho e renda. Esses recursos de pesquisas também podem se transformar em novas possibilidades econômicas e segmentos produtivos que podem ser ampliados para que o Estado não fique dependendo exclusivamente da Zona Franca”, conclui o petista.
Texto: Lucas Raposo
Leia Mais: