Confirmada pré-candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet diz que representa o centro democrático e acredita que pode avançar sobre os eleitorados de Lula e Bolsonaro.
Simone Tebet foi oficializada pelo MDB e Cidadania na terça-feira e agora espera conquistar o aval do PSDB (Foto: Divulgação/Agência Senado)
Confirmada na terá-feira (24), como a pré-candidata do MDB para a Presidência da República, Simone Tebet foi aclamada no mesmo dia pela cúpula do Cidadania e diz acreditar que ainda terá o apoio do PSDB fechando o grupo que vai querer carimbar em si, a ‘terceira via’ .
A aprovação do PSDB pode vir em reunião que deve ser realizada no dia 2 de junho. Para uma parcela dos políticos tucanos, no entanto, há resistência ao nome de Tebet.
Tebet também minimizou eventuais resistências a seu nome dentro do próprio MDB. Disse que pode não ser unanimidade no partido atualmente, mas que a sigla estará unida na convenção partidária –que dará a palavra final sobre a candidatura.
“Nós não temos a unanimidade do partido, mas teremos a unanimidade na convenção. Isso que é importante. Essa unanimidade significa unidade”, afirmou em entrevista a jornalistas.
O presidente Baleia Rossi (MDB-SP) havia dito no dia anterior que seu nome era chancelado por 90% do partido, embora haja alguns diretórios, em particular no Nordeste, que são contrários a uma candidatura própria.
Tebet também completou que a construção de uma aliança com o PSDB está em andamento e disse estar segura que os tucanos estarão ao seu lado. Nesta semana, o ex-governador João Doria anunciou a desistência de concorrer, após se ver isolado e perder o apoio do seu próprio partido.
“O Brasil chama e clama pelo centro democrático. E a esse clamor o MDB também grita: “presente”, junto com o Cidadania, e, em breve, não tenho dúvidas, o PSDB […] Eu não tenho dúvida que estaremos com aqueles que sempre foram nossos aliados de primeira hora, homens e mulheres de bem do PSDB. Não tenho dúvida que essa construção está sendo muito bem feita pelo nosso presidente Baleia Rossi junto do presidente (do PSDB) Bruno Araújo”, completou.
Ainda patinando nas pesquisas eleitorais, Tebet disse que agora começa uma nova caminhada, com viagens ao Brasil para tentar divulgar as suas propostas. Afirma que ainda é desconhecida da população que por enquanto se manifesta escolhendo atualmente o “menos pior”.
Afirma ser capaz de conquistar metade da intenção de voto dos atuais dois líderes das pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
“Estou pronta, preparada, me sinto honrada com essa missão, ciente dessa responsabilidade. Mas com fé em Deus vamos lograr êxito, vamos para o segundo turno, e, no segundo turno, vamos ganhar essa eleição”, afirmou.
Da Redação e Renato Machado (Folhapress)
Leia Mais: