fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Situação do comércio em Manaus é tema de discussões na CMM

O tema foi debatido pelos vereadores no pequeno expediente, em reunião presidida pelo 1º vice-presidente da CMM, Wallace Oliveira.

9 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Vereadores apoiam setor empresarial (Foto: Reprodução)

A situação da abertura ou não do comércio, em Manaus, que vem sendo discutida ao longo da última semana, foi o principal tema de posicionamentos durante a primeira sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (9).

De acordo com o vereador Antônio Peixoto (PTC), é necessário que os poderes cheguem a um equilíbrio entre saúde e economia. E que o poder público olhe essa questão com “mais carinho”. A fala dele foi de apoio à manifestação que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) fez nessa segunda-feira (8), para que tenham autorização para reabrir seus espaços.

“É um setor que mais emprega no Brasil e onde está havendo uma demissão em massa e fechamento de empresas. Então precisa haver um equilíbrio para que haja uma solução para os setor da economia”, disse.

Culpa é de todos

O vereador Bessa, que defende a categoria de taxistas, disse que o agravamento da pandemia em Manaus é culpa de todos e não somente do governo do estado, já que o governador Wilson Lima cedeu à pressão dos empresários, quando desistiu de fechar o comércio, em dezembro. E que o mesmo agora está entre “a cruz e a espada”.

Audiência pública

Por outro lado, o vereador Rodrigo Guedes (PSC), do mesmo partido do governador, demonstrou insatisfação com o discurso de que “só existem duas opções”, em relação ao comércio.

“Precisamos ouvir os comerciantes, da mesma forma que a Aleam fez. A gente tem que acabar com a ideia de que só tem duas alternativas: ou se abre tudo ou se fecha tudo. Deus nos deu isso [cérebro] para pensar e temos que pensar em soluções viáveis e racionais. É possível planejamento estratégico para uma solução”, afirmou, solicitando uma audiência pública com os representantes do comércio.

Da Redação

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Amazônia é tema de reunião entre governadores e Hamilton Mourão

Videoconferência com governadores e vice-presidente Mourão, na terça-feira, teve como foco o Plano Amazônia e desmatamento na região.

24 de fevereiro de 2021

Bancada aposta em decreto legislativo para barrar Guedes

Três decretos legislativos apresentados no Congresso Nacional visam brecar a redução do Imposto de Importação para bicicletas, medida que fere de morte as indústrias no AM

24 de fevereiro de 2021

Para Guedes não há prejuízos à Zona Franca com redução de impostos

A bancada do Amazonas esteve reunida com o ministro para entregar um projeto que altera o decreto editado por Bolsonaro que afeta a produção de bicicletas na ZFM.

23 de fevereiro de 2021

Consumo de oxigênio medicinal tem queda de 14% no Amazonas

Taxa de transmissão menor do coronavírus e menos internações são alguns dos fatores que levaram à baixa no consumo de oxigênio no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

Detran-AM mantém serviços e agendamentos durante ponto facultativo

Usuários podem realizar normalmente os serviços pela internet, como Renovação Simplificada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

23 de fevereiro de 2021

Novas variantes do coronavírus têm 204 contágios confirmados

Variantes do coronavírus com origem no Reino Unido e Amazonas já têm 204 casos de contaminação confirmados no Brasil e 60 no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021