fbpx

sexta, 22 de janeiro de 2021

SES-AM realiza Audiência Pública para discutir o Plano Estadual de Saúde

A audiência acontecerá em parceria com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e terá a participação de deputados, representantes de entidades.

14 de novembro de 2020

Compartilhe

Representantes de entidades estarão presentes na audiência pública (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) vai realizar, na próxima quarta-feira (18), uma audiência pública virtual para discussão e elaboração do Plano Estadual de Saúde do Amazonas (PES) para o quadriênio 2020-2023.

A audiência acontecerá em parceria com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e terá a participação de deputados, representantes de entidades de controle social, representantes dos secretários municipais de saúde, representantes de instituições e dos órgãos de controle do Estado.

O evento será realizado às 14h e transmitido de forma híbrida, pela plataforma Zoom e transmitida pelas redes sociais da Aleam e da Secretaria de SES-AM, em razão das medidas protetivas contra a pandemia de Covid-19.

O PES é construído a partir do diagnóstico da situação da saúde no Estado, que identifica os problemas e as necessidades que devem ser priorizadas para a melhoria dos serviços ofertados à população. As bases do plano serão apresentadas, juntamente com as propostas de intervenção, posteriormente, os participantes poderão se inscrever para manifestações e contribuições.

O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, lembrou que as propostas contidas no plano foram construídas de forma coletiva, por meio de diversas oficinas de trabalho, nas quais tiveram oportunidade de participar gestores e técnicos das secretarias estadual e municipais de saúde do Amazonas, Fundações de Saúde, representantes do Ministério da Saúde, saúde indígena, representantes do controle social, instituições formadoras entre outros colaboradores.

O secretário também destacou que a apresentação na audiência pública será importante para que a sociedade compreenda o PES como um avanço na gestão da saúde pública no âmbito estadual. Além das oficinas e reuniões, também foi instituído um instrumento de participação da sociedade através da internet.

“Em abril, abrimos uma consulta pública para que as instituições e toda a sociedade pudessem participar da elaboração do PES, nos enviando sugestões para a construção de um serviço de saúde com mais qualidade, e a partir daí nosso departamento de Planejamento e Gestão finalizou a proposta do plano, que será apresentada na audiência”, disso Campêlo.

Para a presidente da Comissão de Saúde e Previdência, deputada Mayara Pinheiro (PP), é de extrema importância que o plano seja apresentado à Aleam, uma vez que o mesmo é alinhado ao Plano Plurianual (PPA).

“É um planejamento conciso e que precisa realmente passar por essa Casa, passar pelos conselhos municipal e estadual de Saúde para que a gente faça um crivo e nossas contribuições para que a população tenha cada vez mais serviços efetivos de saúde”, declarou.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

Audiência Pública discute criação de consórcio para compra de vacina

De acordo com a autora da proposta, deputada Dra. Mayara, o estado precisa ter independência para adquirir os imunizantes diretamente, sem a intermediação do Governo Federal.

22 de janeiro de 2021

Comitê aciona delegacia para investigar irregularidades na vacinação

Na solicitação, o Comitê de Combate à Corrupção pede que "em caso de comprovação, que sejam indicadas medidas administrativas e judiciais aos órgãos competentes".

22 de janeiro de 2021

Governo anuncia repasse do FTI para fortalecer combate à covid-19

Governo quer repassar R$ 100 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado (FTI) para o interior

22 de janeiro de 2021

Vereador Amom libera pré-inscrições para vagas no gabinete

As pré-inscrições estão sendo feitas de forma virtual onde, no site do vereador, o candidato realiza um cadastro. O edital completo será divulgado dia 31 de janeiro.

22 de janeiro de 2021

Pico de síndromes respiratórias pode exigir consumo maior de oxigênio

As doenças respiratórias e o aumento dos casos de Covid-19 podem pressionar ainda mais o sistema de saúde do Amazonas, exigindo produção de mais de 100 m³ de oxigênio/dia.

22 de janeiro de 2021

Parintins receberá mais de 2 mil doses de vacina contra Covid-19

O imunizante é destinado ao Município através do Plano Nacional de Imunização contra Covid, elaborado pelo Governo Federal.

22 de janeiro de 2021

David Almeida sente a pressão política e se diz vítima de fake news

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

22 de janeiro de 2021

TCE-AM exige listagem completa de vacinados em 72 horas

Também foi determinada a criação de um site para o acompanhamento da vacinação. Em caso de descumprimento, gestores estão sujeitos ao pagamento de multas e afastamento.

22 de janeiro de 2021