fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

Senado debate mudanças climáticas com Greta e liderança Sateré-Mawé

Samela Sateré-Mawé, que vive em Manaus, será uma das debatedoras da sessão do Senado que vai discutir os números do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

10 de setembro de 2021

Compartilhe

Líder indígena amazonense vai debater com Greta Thunberg, o químico David King e o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira (Foto: Reprodução)

A ativista ambiental indígena Samela Sateré Mawé será uma das debatedoras da sessão temática que o Senado Federal realiza, nesta sexta-feira (10h), às 8h, de maneira virtual, para discutir os resultados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Estão confirmadas as participações da jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg e do químico David King, líder do Conselho Consultivo de Crise Climática e ex-assessor científico do governo do Reino Unido. Também devem participar o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo; e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Samela vive numa comunidade indígena formada por seis famílias no bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus, e integra a Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, que faz um trabalho social com os diferentes grupos dessa etnia que se espalham pela Redenção (Zona Centro-Oeste) e áreas próximas do município de Iranduba.

O último relatório do painel, divulgado em agosto, foi classificado pelo secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como “um código vermelho para a humanidade”.  

Foram convidados ainda representantes do IPCC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério do Meio Ambiente e da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (a COP-26, que começa em 31 de outubro em Glasgow, na Escócia).

Texto: Gerson Severo Dantas, com informações da Agência Senado

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro e Lula ficam frente a frente durante posse de Moraes no TSE

O presidente Bolsonaro ocupou uma das cadeiras na mesa principal do plenário da corte. Já o petista se sentou na fileira reservada a ex-presidentes, de frente para Bolsonaro.

16 de agosto de 2022

Lula é o único dos presidenciáveis a figurar em campanha ao Governo

No primeiro dia de campanha ao Governo do Amazonas, apenas a imagem e o nome de Lula figuraram nos materiais distribuídos pelos candidatos aos eleitores.

16 de agosto de 2022

Amazonino faz postagem com proposta de combate à fome no Amazonas

Candidato pelo Cidadania que tem federação com o PSDB, Amazonino Mendes defende aumento do valor do Auxílio Estadual e a volta de programas como o 'Leite do Meu Filho".

16 de agosto de 2022

Ricardo Nicolau defende ‘complexo multiuso’ na orla do Centro de Manaus

Ao falar de oportunidades para populares sobre Turismo no Centro de Manaus, Ricardo Nicolau defendeu projeto de um complexo multiuso na orla local, se eleito.

16 de agosto de 2022

Wilson destaca empregos gerados em projetos aprovados no Codam

Em postagem no Twitter, Wilson Lima cita que 26 mil empregos foram gerados em três anos de seu mandato, por investimentos industriais aprovados no Codam.

16 de agosto de 2022

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18)

Requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento para o primeiro, o segundo ou ambos.

16 de agosto de 2022

Sandra faz panfletagem na ‘Manaus Moderna’ e pede votos para Braga

Sandra é a primeira suplente do marido no Senado. Caso ele seja eleito governador, é ela quem assume a vaga, assim como ocorreu em 2015, quando Braga foi ministro.

16 de agosto de 2022

Silas garante apoio da Assembleia de Deus à reeleição de Wilson

O parlamentar federal e o irmão Jonathas Câmara, que preside a Ieadam, reuniram representantes da congregação dos 61 municípios do interior do Amazonas.

16 de agosto de 2022