fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

Senado debate mudanças climáticas com Greta e liderança Sateré-Mawé

Samela Sateré-Mawé, que vive em Manaus, será uma das debatedoras da sessão do Senado que vai discutir os números do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

10 de setembro de 2021

Compartilhe

Líder indígena amazonense vai debater com Greta Thunberg, o químico David King e o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira (Foto: Reprodução)

A ativista ambiental indígena Samela Sateré Mawé será uma das debatedoras da sessão temática que o Senado Federal realiza, nesta sexta-feira (10h), às 8h, de maneira virtual, para discutir os resultados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Estão confirmadas as participações da jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg e do químico David King, líder do Conselho Consultivo de Crise Climática e ex-assessor científico do governo do Reino Unido. Também devem participar o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo; e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Samela vive numa comunidade indígena formada por seis famílias no bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus, e integra a Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, que faz um trabalho social com os diferentes grupos dessa etnia que se espalham pela Redenção (Zona Centro-Oeste) e áreas próximas do município de Iranduba.

O último relatório do painel, divulgado em agosto, foi classificado pelo secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como “um código vermelho para a humanidade”.  

Foram convidados ainda representantes do IPCC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério do Meio Ambiente e da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (a COP-26, que começa em 31 de outubro em Glasgow, na Escócia).

Texto: Gerson Severo Dantas, com informações da Agência Senado

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson e Queiroga participam de mobilização contra Covid-19 em Manaus

Mobilização de ações contra a Covid-19, com a vacinação e a testagem da população em larga escala, acontecem simultaneamente nos sete estados da região Norte neste sábado.

21 de janeiro de 2022

Carol Braz e Luiz Castro dão primeiro passo na disputa por Governo e Senado

Carol desfiliou-se do PSC para disputar o governo do Amazonas pelo PDT, enquanto Luiz deixou a Rede para tentar pela segunda vez chegar ao Senado Federal.

21 de janeiro de 2022

Prefeito de Parintins, Bi Garcia revela que testou positivo para Covid-19

Nas redes sociais o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, revelou que sentiu sintomas leves na noite desta quinta-feira e resolveu fazer um exame que confirmou a doença.

21 de janeiro de 2022

Bolsonaro chega ao velório da mãe, que morreu aos 94 anos em São Paulo

Olinda, que sofria com Alzheimer, morreu aos 94 anos na madrugada desta sexta. Ela estava internada em um hospital de São Paulo e a causa da morte não foi divulgada.

21 de janeiro de 2022

Lula segue na liderança do primeiro turno com 42%; Bolsonaro tem 28%

Esta rodada, no entanto, trouxe um fato novo: Lula entrou na zona do empate técnico em comparação ao somatório das intenções de voto dos demais candidatos.

21 de janeiro de 2022

TRE autoriza desfiliação de Marcelo Ramos do Partido Liberal

Marcelo Ramos confirmou que a partir de agora está formalmente fora do PL. O vice-presidente da Câmara Federal afirmou que deve anunciar um novo partido em breve.

21 de janeiro de 2022

MPAM expede recomendação contra nepotismo na Prefeitura de Canutama

Promotoria do MPAM de Canutama recomendou que o Município exonere agentes públicos que tenham algum parentesco com o prefeito e o vice-prefeito, em até 30 dias.

21 de janeiro de 2022

Partido de Bolsonaro tem de Tiririca a líder da bala no Congresso

Além de um numeroso grupo de candidatos leais a Bolsonaro e alinhados ao ideário do atual presidente, o PL deve chamar a atenção durante as eleições pela composição eclética.

21 de janeiro de 2022