fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Senado debate mudanças climáticas com Greta e liderança Sateré-Mawé

Samela Sateré-Mawé, que vive em Manaus, será uma das debatedoras da sessão do Senado que vai discutir os números do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

10 de setembro de 2021

Compartilhe

Líder indígena amazonense vai debater com Greta Thunberg, o químico David King e o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira (Foto: Reprodução)

A ativista ambiental indígena Samela Sateré Mawé será uma das debatedoras da sessão temática que o Senado Federal realiza, nesta sexta-feira (10h), às 8h, de maneira virtual, para discutir os resultados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Estão confirmadas as participações da jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg e do químico David King, líder do Conselho Consultivo de Crise Climática e ex-assessor científico do governo do Reino Unido. Também devem participar o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo; e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Samela vive numa comunidade indígena formada por seis famílias no bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus, e integra a Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, que faz um trabalho social com os diferentes grupos dessa etnia que se espalham pela Redenção (Zona Centro-Oeste) e áreas próximas do município de Iranduba.

O último relatório do painel, divulgado em agosto, foi classificado pelo secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como “um código vermelho para a humanidade”.  

Foram convidados ainda representantes do IPCC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério do Meio Ambiente e da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (a COP-26, que começa em 31 de outubro em Glasgow, na Escócia).

Texto: Gerson Severo Dantas, com informações da Agência Senado

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Justiça nega recurso de David Reis contra liminar que suspendeu ‘puxadinho’

David havia entrado com recurso no TJAM sustentando que o procedimento de licitação para construção do puxadinho tem obedecido todas as formalidades legais.

24 de setembro de 2021

Reforma Eleitoral contempla negritude no Brasil, avalia Instituto Afro

Mulheres e pessoas negras eleitas terão peso em dobro para partidos no fundo eleitoral de 2022 a 2030, conforme PEC da Reforma Eleitoral aprovada esta semana pelo Senado.

24 de setembro de 2021

Wilson reúne com Governo Federal sobre audiências públicas da BR-319

As audiências são o momento em que a população tem a oportunidade de conhecer o empreendimento e apresentar as dúvidas e opiniões sobre as obras na BR-319.

24 de setembro de 2021

Guarda Municipal terá granadas e aspersores de gás de pimenta

Casa Militar autorizou a compra, sem licitação, de um lote de granadas de gás lacrimogêneo e aspersores de gás de pimenta para equipar a Guarda Municipal de Manaus.

24 de setembro de 2021

Aleam faz caridade com parte do salário dos servidores

Servidores que aderirem ao Programa Assembleia Participativa terão que contribuir com pelo menos 1% do salário mínimo. Aleam informa que todos podem cancelar a adesão.

24 de setembro de 2021

TSE adia mais uma vez julgamento do último recurso de ‘Adailzinho’

Em março deste ano, a corte regional rejeitou recurso de Adail Filho e manteve a cassação. Se o TSE recusar o recurso dele, novas eleições serão realizadas em novembro.

24 de setembro de 2021

Wilson lança plano que amplia oferta de consultas e exames na rede estadual

Ampliação inicia pelo Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, com oferta de quase 98,5 mil exames e consultas por mês, nos projetos Consulta+ e Examina+, anunciados hoje.

24 de setembro de 2021

Omar revela intenção de encerrar trabalhos da CPI na próxima semana

Os trabalhos da CPI da Covid foram prorrogados até novembro, mas cúpula dirigente quer encerrar a investigação, no máximo, na primeira semana de outubro.

24 de setembro de 2021